Texto sobre as consequências da pandemia
É sobre a consequência na economia e na vida
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ganho de peso
A obesidade também é uma pandemia que cresce rapidamente, com grandes consequências para a saúde pública. O acúmulo de gordura corporal, especialmente em território visceral, associado à redução da massa magra (obesidade sarcopênica), contribui para o agravamento da resistência à insulina e condições relacionadas.
Como consequência imediata do ganho de peso pode haver descontrole agudo de doenças crônicas como a hipertensão arterial e o diabetes, considerados fatores de risco para evolução mais grave da Covid-19, assim como acontece com a própria obesidade.
Já em longo prazo poderá haver incremento na incidência de doenças não transmissíveis (DNTs). Segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), as DNTs foram responsáveis por 71% das mortes em todo o mundo.
Sedentarismo
Embora de natureza diferente, o mundo convive com outra pandemia há vários anos – a pandemia da inatividade física (IF) e do comportamento sedentário(CS). O problema agora de agrava por que muitas oportunidades de atividade física foram suspensas, como a educação física escolar e programações esportivas diversas, além do fechamento de academias de ginástica e parques públicos. A infraestrutura para ser fisicamente ativo, que já não estava sendo utilizada pela maioria da população global antes da Covid-19, foi significativamente reduzida.
Deficiência de vitamina D
Enquanto o distanciamento social e o “ficar em casa” limitam prontamente a transmissão do novo coronavírus de pessoa a pessoa, pode favorecer o aumento na incidência da deficiência de vitamina D. As principais consequências recaem sobre a saúde musculoesquelética, com aumento do risco de fraturas caso a condição não seja detectada e tratada adequadamente.
Fechamento das escolas
Ambientes escolares fornecem estrutura e rotina em torno das refeições, atividades físicas e horários de sono, os três principais determinantes do estilo de vida implicados no risco de obesidade.
Baseados em pesquisas anteriores os autores de um estudo realizado na Itália especulam que o excesso de peso ganho durante o bloqueio pode não ser facilmente reversível, contribuindo para o excesso de adiposidade durante a vida adulta.
Distúrbios do sono
Distúrbios do sono vêm sendo reconhecidos como mais uma das consequências da pandemia Covid-19. As implicações podem ser graves. Além das consequências cognitivas – da incapacidade de se concentrar à irritabilidade geral – a insônia crônica está relacionada a uma série de problemas de saúde como diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.
A insônia aumenta ainda o risco de depressão e diminui a resposta ao tratamento da doença. Tanto a duração do sono mais curta quanto mais longa, bem como a insônia, estão associados ao ganho de peso e à obesidade central.