texto sobre agrotóxicos
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que sao agrotoxicos?
Agrotóxicos são produtos químicos largamente utilizados no setor de produção agrícola, garantindo a produtividade das lavouras, pois seu uso preserva as espécies cultivadas. São também conhecidos como pesticidas ou defensivos agrícolas.
No entanto, seu uso é comumente associado, por diversos órgãos, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a impactos ambientais negativos, bem como a riscos à saúde.
O uso dos agrotoxicos:
Os agrotóxicos são utilizados em diversos ambientes, como florestas nativas, ambientes hídricos e ambientes urbanos, mas é nas lavouras e pastagens que esses produtos químicos são mais utilizados.
Os agropecuaristas utilizam os agrotóxicos a fim de controlar e combater possíveis pragas e doenças que atacam as plantações, pois esses possuem a capacidade de agir sobre a atividade biológica dos seres vivos. Esse controle garante, de certo modo, a produtividade das produções agrícolas, evitando prejuízos.
Tipos de agrotoxicos:
Os agrotóxicos são classificados segundo a natureza da praga que irão combater. Podem também ser classificados de acordo com o grupo químico ao qual pertencem e também segundo os prejuízos que causam à saúde e ao meio ambiente.
Já em relação aos danos à saúde humana, os agrotóxicos são classificados segundo a sua toxicidade. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) classifica-os em quatro classes, diferenciadas por cores e pela dose de letalidade de cada um. No Brasil, os agrotóxicos apresentam em seus rótulos a classificação toxicológica, que aponta o potencial de risco à saúde.
História e uso dos agrotóxicos na agricultura
O uso de agrotóxicos na agricultura remonta a períodos da Antiguidade clássica, em que agricultores precisavam desenvolver maneiras de conter pragas, insetos e ervas daninhas que prejudicavam suas plantações. O uso desses produtos agroquímicos intensificou-se na agricultura há cerca de 60 anos.
Foi a partir do século XX — com a Revolução Verde (introdução de novas tecnologias que modificaram as práticas agrícolas) e as promessas de aumento da produtividade e da expansão dos setores agroindustriais — que os agrotóxicos ganharam destaque.
A modernização da agricultura, associada aos latifúndios (grandes extensões de terra) e às monoculturas, fez com que os agrotóxicos passassem a ser intensamente utilizados nas lavouras. As monoculturas, plantio de uma única espécie, favorecem o ciclo de pragas e doenças, fazendo com que haja, então, necessidade de se utilizar os defensivos agrícolas, a fim de garantir a produtividade, evitando riscos e danos à plantação.
Agrotóxicos nos alimentos
A Anvisa divulgou um relatório sobre os resíduos de agrotóxicos em alimentos, por meio do PARA (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos). A pesquisa foi realizada, entre os anos de 2013 e 2015, utilizando cerca de 12 mil amostras de alimentos, e nelas foi constatada a presença de agroquímicos que trazem risco à saúde|2|.
O órgão avaliou cereais, frutas, leguminosas, hortaliças e raízes. O alimento com mais amostras contaminadas foi a laranja. Dentre as 744 amostras, 90 apresentavam potencial de risco agudo de contaminação.
Outros alimentos — como pimentão, abobrinha e morango — encontram-se com risco considerado aceitável. Contudo, apesar de as irregularidades não apontarem risco, do ponto de vista agudo, à saúde do consumidor, na maioria das amostras analisadas, foi apontado que os agricultores que utilizarem os agrotóxicos fora das recomendações podem expor sua saúde.
Explicação:
Vantagens e desvantagens do uso de agrotóxicos
1. Vantagens
- A utilização correta e em dosagens recomendadas de agrotóxicos garante o controle de pragas e doenças que prejudicam as plantações;
- O controle de pragas e doenças garante a produtividade das lavouras;
- O uso de agrotóxicos melhora a qualidade visual dos produtos cultivados;
- Geralmente, os preços dos produtos nos quais foram utilizados agrotóxicos são menores em relação aos preços de produtos orgânicos.
2. Desvantagens
- Agrotóxicos armazenados em ambientes inadequados podem oferecer riscos à saúde;
- O uso incorreto e em doses não recomendadas de agrotóxicos está associado, por órgãos da saúde, a diversos problemas de saúde;
- O uso incorreto dos agrotóxicos também está associado a problemas ambientais, como contaminação do solo, dos recursos hídricos e também da fauna e flora;
- Doses em excesso de agrotóxicos podem contaminar alimentos e colocar em risco a saúde.