Português, perguntado por Mfcantarella1209, 5 meses atrás

TEXTO PARA AS QUESTÕES DESSA SEÇÃO (PARTE) O Brasil, apesar da maioria negra e mestiça, insiste nos padrões de beleza europeus, excluindo de seu ideal estético os que não nasceram brancos O cabelo é um dos elementos mais visíveis e destacados do corpo. Em todo e qualquer grupo étnico ele é tratado e manipulado, todavia a sua simbologia difere de cultura para cultura. Esse caráter universal e particular do cabelo atesta a sua importância como símbolo identitário. O cabelo do afrodescendente certamente é parte intricada do perfil estético que compreende a identidade negra. O cabelo do negro na sociedade brasileira expressa o conflito racial vivido por negros e brancos em nosso país. É um conflito coletivo do qual todos participamos. Considerando a construção histórica do racismo brasileiro, no caso dos negros o que difere é que a esse segmento étnico/racial foi relegado estar no polo daquele que sofre o processo de dominação política, econômica e cultural e ao branco estar no polo dominante. Essa separação rígida não é aceita passivamente pelos negros. Por isso, práticas políticas são construídas, práticas culturais são reinventadas. O cabelo do negro, visto como "ruim", é expressão do racismo e da desigualdade racial que recai sobre esse sujeito. Ver o cabelo do negro como "ruim e do branco como "bom" expressa um conflito. Portanto, mudar o cabelo pode significar a tentativa do negro de sair do lugar da inferioridade ou a introjeção deste. Pode ainda representar um sentimento de autonomia, expresso nas formas ousadas e criativas de usar o cabelo.
Considerando as possibilidades de abordagem do texto em uma interpretação, julgue as afirmações a seguir:
O texto permite discutir como questão sociais, econômicas e raciais influenciam na forma como os indivíduos se apropriam e utilizam a língua?
O texto permite refletir a respeito da discriminação, preconceito e racismo presente no Brasil, constituindo-se em instrumento de denúncia social .
o texto permite discutir as diferenças entre a norma culta da língua e o uso coloquial que se faz dela em diferentes situações e intenções comunicativas .
Está correto o que se afirma em ​

Soluções para a tarefa

Respondido por martinkoliveira
1

Sobre as possibilidades de abordagem do texto em uma interpretação, a única afirmativa correta é a II. Por isso, a alternativa a ser marcada é a letra B.

Análise das afirmações sobre interpretação textual:

  • I - A primeira assertiva está ERRADA, porque o texto, em nenhum momento, fala sobre a questão da língua, mas somente de questões sociais, econômicas e raciais.

  • II - A segunda assertiva está CORRETA, dado que o texto se caracteriza como instrumento de denúncia social, já que possibilita a reflexão acerca de assuntos como discriminação, preconceito e racismo.

  • III - A primeira assertiva está ERRADA, pois o texto não disserta sobre as questões de língua, não falando sobre linguagem formal e informal.

Veja mais sobre interpretação textual:

https://brainly.com.br/tarefa/20529241

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes