Texto para as questões de 49 a 51 O olho onipresente RIO DE JANEIRO – Há 30 anos, uma revista de escândalos de Hollywood mostrou o comediante Jerry Lewis, então ainda famoso, como um pai manía- co, tirânico e paranoico, que, quando seus filhos eram crianças, instalou câmeras e microfones pela casa para espioná-los. Até no banheiro os guris ficavam ao alcance de seus olhos. O equipamento, digno do Dr. Mabuse, fora instalado em nome da disciplina. Na época, isso foi considerado o máximo da cruel- dade e da insegurança. Todo mundo odiou Jerry Lewis e teve pena de seus filhos. Mas os anos se passaram e, com a evolução da tecnologia, Jerry foi absolvido. Terá sido, no máximo, um pioneiro da espionagem pa- terna, e dos mais primitivos. Hoje, conforme a reportagem de Cláudia Collucci na Folha de domingo 1 último, a criança começa a ser monitorada no útero, pelo ultrassom 3-D. Vem à luz 2 e, pelos anos seguintes, seus pais continuam a controlá- -la com as câmeras on-line, no berçário, na escolinha infantil e em todo o apartamento, gerando imagens e sons que podem ser acessados a distância 3 pelo com- putador ou pelo celular. À medida que o garoto cresce, o olho protetor e onipresente continua a acompanhá-lo na escola, no playground, no prédio. Difícil que um menino desses roube um simples beijo à filha da vizinha 4 no eleva- dor ou na escada de serviço sem estar se sentindo filmado por alguém. Finalmente, quando tiver idade para sair sozinho, seus passos serão guiados pelo sistema de GPS 5 instalado no celular, no carro que ele acabou de ganhar e até na sola do tênis. Nunca estará sozinho. Eis aí um jovem pronto para babar na gravata, cair na primeira esparrela que lhe aprontarem, meter-se nas piores encrencas, morrer de amores sem motivo justo ou matar o pai e a mãe que nunca lhe permitiram tornar-se um adulto. Considerando que as palavras, expressões e frases podem assumir carga eufórica (positiva), disfórica (negativa) ou neutra, assinale a alternativa em que a expressão (ou oração) possui carga disfórica na visão do autor. a "Hoje, conforme a reportagem de Cláudia Collucci na Folha de domingo [...]" (ref. 1). B "Vem à luz [...]" (ref. 2). c "[...] imagens e sons que podem ser acessados a distância [...]" (ref.3). D "[...] um simples beijo à filha da vizinha [...]" (ref. 4). e "[...] seus passos serão guiados pelo sistema de GPS [...]" (ref. 5).
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa em que a expressão (ou oração) possui carga disfórica na visão do autor é:
e) "[...] seus passos serão guiados pelo sistema de GPS [...]" (ref. 5).
> No final do texto, o autor se refere a pessoas já adultas e que já têm idade para sair sozinhas. Então, o fato de seus passos serem guiados pelo sistema de GPS é visto pelo autor como algo negativo, pois sugere insegurança, imaturidade e dependência, coisas que não combinam com uma pessoa adulta.
Segundo o autor, a superproteção fornecida pelas tecnologias acabariam impedindo as pessoas de se tornarem adultas de verdade, ou seja, de serem responsáveis, seguras, maduras e espertas.
Perguntas interessantes