Texto para as questões de 06 a 08A cachorra Baleia estava para morrer. Tinha emagrecido, o pelo caira-lhe em vários pontos, as costelas avultavam num fundo róseo, onde manchas escuras supuravam e sangravam, cobertas de moscas. As chagas da boca e a inchação dos beiços dificultavam-lhe a comida e a bebida.Por isso Fabiano imaginara que ela estivesse com um principio de hidrofobia e amarrara-lhe no pescoço um rosário de sabugos de milho queimados. Mas Baleia, sempre de mal a pior, roçava-se nas estacas do curral ou metia-se no mato, impaciente, enxotava os mosquitos sacudindo as orelhas murchas, agitando a cauda pelada e curta, grossa na base, cheia de moscas, semelhante a uma cauda de cascavel.Então Fabiano resolveu matá-la. Foi buscar a espingarda de pederneira, lixou-a, limpou-a com o saca-trapo e fez tenção de carregá-la bem para a cachorra não sofrer muito.Sinhá Vitória fechou-se na camarinha, rebocando os meninos assustados, que adivinhavam desgraça e não se cansavam de repetir a mesma pergunta:— Vão bulir com a Baleia?Tinham visto o chumbeiro e o polvarinho, os modos de Fabiano afligiam-nos, davam-lhes a suspeita de que Baleia corria perigo.Ela era como uma pessoa da família: brincavam juntos os três, para bem dizer não se diferenciavam, rebolavam na areia do rio e no estrume fofo que ia subindo, ameaçava cobrir o chiqueiro das cabras.Graciliano Ramos, Vidas Secas.pág. 7f,™ví Tipo aQuestão n° 06Assinale a alternativa INCORRETA sobre o contexto histórico e literário daprosa regionalista moderna a que pertence o fragmento de Vidas Secas.a)No plano internacional, o período reflete um conturbado momento em função da depressão econômica, do avanço do nazifascismo e da II Guerra Mundial.b)Experimenta-se um amadurecimento e um aprofundamento das conquistas literárias da geração de 1922.c)A prosa tratou de várias questões, entre elas as econômicas, as sociais, as políticas e as humanas.d)No plano nacional, o período reflete um conturbado momento histórico em função do fim da República Velha, da ascensão de Getúlio Vargas e da Revolução Constitucionalista.e)O interesse pela busca de um retrato regional levou a literatura ao plano do peculiar e do exótico, distanciando-a dos dramas humanos e sociais.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Olá!
Graciliano Ramos pertenceu á segunda fase do modernismo no Brasil, denominada fase da consolidação. Escreveu o lendário "Vidas Secas", que evidenciava a luta do povo nordestino para fugir da seca observada amplamente no sertão.
Diante disso, podemos afirmar que a alternativa correta para o questionamento acima compreende a letra c)A prosa tratou de várias questões, entre elas as econômicas, as sociais, as políticas e as humanas.
Respondido por
1
Resposta:
errado .....
mhkmhk.
gunkk
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás