Texto para as questões 21 e 22Na inelutável necessidade do amor (era quase primavera) pombo e pomba marcaram um encontro galante quando voavam e revoavam no azul do Rio de Janeiro. Era bem de manhãzinha.-Às quatro em ponto me casarei contigo no mais alto beiral - disse o pombo.-Candelária? - perguntou a noiva.-Do lado norte - respondeu ele.-Tá- assentiu com alegria e pudor a pomba.Pois, às quatro azul em ponto, a pomba pontualíssima pousava pensativamente no beiral. 0pombo? 0pombo não.(...)Paulo Mendes Campos.21Sobre os parênteses empregados na frase "(era quase primavera)", é correto afirmar que destacamA uma ressalva em relação ao que antes se afirmou.B uma reflexão que contrasta com o tom narrativo do texto.C uma afirmação que deve ser atribuída aos personagens.D um dito espirituoso sem conexão com o assunto do texto.E um comentário que pode ser entendido como justificativa.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Alternativa E.
>> A frase está entre parênteses porque expressa uma comentário do autor para justificar o fato de ele dizer que era inútil lutar contra o amor ("na inelutável necessidade do amor")
Para o autor é como se a primavera fosse responsável por despertar mais amor entre os casais. Mas isso é uma opinião dele, que ele prefere deixar à parte da narrativa que está sendo contada. Assim, o uso do parênteses foi necessário.
O leitor poderia ler o poema sem essa frase, pois é só um comentário do autor.
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
Alternativa E" pois expressa um comentário
Espero ter ajudado
Perguntas interessantes
Artes,
7 meses atrás
Espanhol,
7 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás