Português, perguntado por SuelenaraujoS3324, 1 ano atrás

Texto para as questões 20 e 21A exaltaçào do indivíduo como representante dos mais elevados valores humanos que esta sociedade produziu, combinada ao achatamento subjetivo sofrido pelos sujeitos sob os apelos monolíticos da sociedade de consumo, produz este estranho fenômeno em que as pessoas, despojadas ou empobrecidas em sua subjetividade, dedicam-se a cultuar a imagem de outras, destacadas pelos meios de comunicaçào como representantes de dimensões de humanidade que o homem comum já nào reconhece em si mesmo. Consome-se a imagem espetacularizada de atores, cantores, esportistas e alguns (raros) políticos, em busca do que se perdeu exatamente como efeito da espetacularizaçào da imagem: a dimensáo, humana e singular, do que pode vir a ser uma pessoa, a partir do singelo ponto de vista de sua história de vida.Eugênio Bucci e Maria R. Kehl, Videologias: ensaios sobre televisão. Sáo Paulo: Boitempo, 2004.20Considerados no contexto em que ocorrem, os trechos "exaltaçào do indivíduo" e "achatamento subjetivo sofrido pelos sujeitos” estabelecem, entre si, relação deA aparente contradição.B redundância.C causa e consequência.D todo e parte, respectivamente.E oposição, do tipo positivo e negativo, respectivamente.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

A expressão "exaltação do indivíduo" reforça a ideia de que o sujeito é valorizado, se tornando o foco principal dos esforços culturais da sociedade contemporânea, ganhando um destaque que, historicamente, só começou a ter no século XIX.

Já a expressão "achatamento subjetivo" dos sujeitos dá a ideia de que os sujeitos perderam importância e passaram a ser sujeitos não de suas próprias vidas, mas de influências, de modo que passam a ser considerados como uma espécie de gado da sociedade das telas e da cultura de massa que esmaga as subjetividades, o que cria uma ideia de contradição entre as duas expressões.

É correta a alternativa A.

Perguntas interessantes