Texto para a questão.
O Período Colonial do Brasil, ao longo dos séculos XVI e XIX, foi marcado pela tentativa de converter os índios ao catolicismo, em função do pensamento português de soberania. Embora date de séculos atrás, a intolerância religiosa no país, em pleno século XXI, sugere as mesmas conotações de sua origem: imposições de dogmas e violência. No entanto, a lenta mudança de mentalidade social e o receio de denunciar dificultam a resolução dessa problemática, o que configura um grave problema social.
Nesse contexto, é importante salientar que, segundo Sócrates, os erros são consequência da ignorância humana. Logo, é válido analisar que o desconhecimento acerca de crenças diferentes influi decisivamente em comportamentos inadequados contra pessoas que seguem linhas de pensamento opostas. À vista disso, é interessante ressaltar que, em algumas religiões, o contato com perspectivas de outras crenças não é permitido. Ainda assim, conhecer a lei é fundamental para compreender o direito à liberdade de dogmas e, portanto, para respeitar as visões díspares.
Observe a frase:
“O Período Colonial do Brasil, ao longo dos séculos XVI e XIX, foi marcado pela tentativa de converter os índios ao catolicismo [...]
Sobre a oração destacada, é possível afirmar que
A
completa o sentido do verbo “marcar”.
B
funciona como sujeito da oração anterior.
C
apresenta função de aposto da oração principal.
D
complementa o sentido do substantivo “tentativa”.
E
caracteriza o substantivo a que se liga – “tentativa”.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra D e a resposta certa
Olá! Tudo bem?
Resposta:
D)complementa o sentido do substantivo “tentativa”.
Explicação:
No que se refere à intolerância religiosa, pode-se perceber que há um índice muito elevado de desigualdade; tanto porque o preconceito se faz presente na sociedade, como também a violência que tem aumentado. Todavia, essa prática se dá desde a colonização do Brasil, durante o século XVI.
Relativo ao preconceito, é possível afirmar que este, tem predominado desde o período colonial quando os padres portugueses exigiam que os índios seguissem sua religião catolicista. Hoje, podemos vê claramente esse tipo de pensamento com religiões díspares na sociedade moderna; segundo Durkhein, o convívio de crianças com indivíduos que contém essa opinião, tende a adotá-lo também, corroborando com o preconceito religioso e assim, perpetuando-o.
Convém lembrar ainda que a taxa de mortos tem crescido aceleradamente devido a violência em razão da religião
Espero ter ajudado ;)