Texto para a questão.
Lembrando e pensando a TV
Houve um tempo em que a TV − acreditem, ó jovens! − ainda não existia. Ouvia-se rádio, ia-se ao cinema. Mas um dia chegou às casas das pessoas um aparelho com o som vivo do rádio acoplado a vivas imagens, diferentes das do cinema, imagens chegadas de algum lugar do presente, “ao vivo”. Logo saberíamos que todas as imagens do mundo, inclusive os filmes do cinema, poderiam estar ao nosso alcance, naquela telinha da sala. Modificaram-se os hábitos das famílias, seus horários, sua disponibilidade, seus valores. A TV chegou para reinar.
A variedade da programação já indicava o amplo alcance do novo veículo: notícias, reportagens, musicais, desenhos animados, filmes, propagandas, seriados, esportes, programas humorísticos, peças de teatro − tudo desfilava ali, diante dos nossos olhos, ainda no tubo comandado por grandes válvulas e com imagem em preto e branco. Boa parte dos primeiros aparelhos de TV tinham telas de 16 a 21 polegadas, acondicionadas numa enorme e pesada caixa de madeira. Havia uns três ou quatro canais, com alcance bastante limitado e programação restrita a cinco ou seis horas por dia. Mais tarde as transmissões passariam a ser via satélite e ocupariam as 24 horas do dia.
Percival de Lima e Souto, inédito.
No segundo parágrafo, são listados vários gêneros que o suporte televisivo passou a veicular. Sabe-se que diversos desses gêneros foram herdados do rádio, que forneceu, também, boa parte dos profissionais que depois se consagraram na TV. Aponte a alternativa que lista todos os gêneros originariamente radiofônicos que posteriormente foram adaptados ao suporte televisivo.
A
Notícias, musicais, desenhos animados, filmes, propagandas, esportes, programas humorísticos.
B
Musicais, propagandas, seriados, esportes, programas humorísticos, peças de teatro.
C
Notícias, reportagens, musicais, propagandas, seriados, esportes, programas humorísticos, peças de teatro.
D
Notícias, reportagens, musicais, desenhos animados, propagandas, seriados, esportes, programas humorísticos.
E
Notícias, reportagens, musicais, propagandas, esportes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
Resposta:
E
Explicação:
Não era possível fazer peças de teatro, seriados e desenhos animados pelo rádio,
simuladoangloo:
Letra C- Notícias, reportagens, musicais, propagandas, seriados, esportes, programas humorísticos, peças de teatro.
Respondido por
0
Resposta:
Letra C
Explicação:
Todos os gêneros listados na alternativa C compunham a programação radiofônica, inclusive os seriados, na época conhecidos como rádio-novelas, e as peças teatrais, que serviram de base ao rádio-teatro. Os desenhos animados e os filmes, por sua vez, tiveram origem no cinema e depois foram incorporados pela TV.
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás