TEXTO PARA A QUESTÃO 5:
Leia o trecho do livro de Zélia Gattai, “Anarquistas graças a Deus” para resolver a questão:
Naqueles tempos, a vida em São Paulo era tranquila. Poderia ser ainda mais, não fosse a invasão cada vez maior dos automóveis importados, circulando pelas ruas da cidade [...]. Não havia surgido ainda a febre dos edifícios altos; nem mesmo o “Prédio Martinelli” – arranha-céu pioneiro em São Paulo, se não me engano do Brasil – fora ainda construído. Não existia rádio, e televisão, nem em sonhos. Não se curtia sons em aparelhos de alta fidelidade. Ouvia-se música em gramofones de tromba e manivela. Havia tempo para tudo, ninguém se afobava, ninguém andava depressa. Não se abreviavam com siglas os nomes completos das pessoas e das coisas em geral. Para que isso? Por que o uso de siglas? Podia-se ler tranquilamente tudo, por mais longo que fosse o nome por extenso – sem criar equívocos – e ainda sobrava tempo para ênfase, se necessário fosse.
5 - A expressão temporal que introduz a história num passado distante é *
5 pontos
A - “Não havia surgido ainda”;
B - “ninguém se afobava”;
C - “ainda sobrava tempo para ênfase”;
D - “Naqueles tempos”.
TEXTO PARA A QUESTÃO 6:
Leia e resolva a questão:
[...] Cansado de tantas recordações, afasto-me do relógio e caminho até a janela, olho para fora. Assombrado, em vez de ver os costumeiros edifícios, cujos fundos dão para o meu apartamento em Ipanema, o que vejo é uma mangueira – a mangueira do quintal da minha casa, em Belo Horizonte. Vejo até uma manga amarelinha de tão madura, como aquela que eu quis dar para a Mariana e por causa dela acabei matando uma rolinha. Daqui da minha janela posso avistar o quintal, como antigamente: a caixa de areia que um dia transformei numa piscina, o bambuzal de onde parti para o meu primeiro voo.
6 - A expressão de lugar que marca o local onde o narrador mora hoje é *
5 pontos
A - “o meu apartamento em Ipanema”
B - “Daqui da minha janela”
C - “como antigamente”
D - “em Belo Horizonte”
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ainda tô em dúvidas entre a A e a D
Alguém mim ajuda
Explicação:
5. De acordo com o trecho do texto, podemos notar que o elemento temporal que coloca a história contada em um período do passado está em: "Naqueles tempos" (item A).
Podemos identificar que estas palavras formam um sentido temporal de tempos passados, ou períodos distantes daquele em que a história é contada.
Para a Língua Portuguesa, esta expressão significa contar sobre situações ou histórias passadas. Serve como um modalizador de tempo.
6. O trecho que identifica o lugar no qual o narrador mora atualmente está presente na alternativa A.
Em “o meu apartamento em Ipanema” fica evidente a atual moradia do narrador.
Ele se recorda do seu antigo quintal, que fica na sua casa em Belo Horizonte - Minas Gerais.
O narrador está assustado com toda a agitação da cidade grande, e parece relembrar da sua vida pacata no campo.
mais sobre interpretações em: https://brainly.com.br/tarefa/22840907