Texto para a questão 1 - Entre desafios, conceitos e ameaças
Hoje, mais de 50% da superfície terrestre encontra-se degradada pela atividade humana.
Quando o taxonomista sueco Carl Lineu (1707-1778) se propôs, sozinho, a classificar hierarquicamente todas as espécies de organismos vivos do mundo, certamente não tinha a real dimensão da variedade biológica com a qual estava lidando. Sua principal obra, Systema Naturae, chegou à décima edição em 1758 com um total de 7700 espécies de plantas e 4400 espécies de animais catalogadas. Sabe-se hoje que metade dos organismos classificados pelos cientistas como animais eram insetos e, menos de 100 anos depois, 400 mil novas espécies de insetos já haviam sido identificadas. Estima-se que haja pelo menos 1,75 milhão de espécies conhecidas e 12 milhões ainda a serem descobertas, apesar de divergências quanto a esse número.
O desafio de criar um sistema integrado de informações, associando os conhecimentos taxonômico, biogeográfico e ecológico a ferramentas de bioinformática, lançou as bases do Programa Biota-FAPESP, iniciado em 1999. Hoje, brincou o biólogo Carlos Alfredo Joly (coordenador do programa), \"apesar dos esforços contínuos, o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira pode ser sintetizado como um oceano de dados, rios de informações, igarapés de conhecimento, gotas de compreensão e gotículas de uso sustentável\". Nesse sentido, o objetivo comum de todos os projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Biota é o de compreender os processos de geração, manutenção e perda de biodiversidade.
1. De acordo com o texto e com a ciência que une as disciplinas Taxonomia e Filogenia, pode-se afirmar que
Imagem sem legenda
a) o aumento exponencial de espécies catalogadas nos últimos anos mapeou toda a diversidade biológica do planeta.
b) Carl Lineu acreditava que as espécies evoluíam com base em alterações na frequência gênica no decorrer do tempo.
c) diversas ações antrópicas promovem a invasão de áreas naturais, comprometendo a diversidade de espécies, genes e ecossistemas.
d) metade dos organismos classificados como animais por Carl Lineu apresenta notocorda em algum estágio do ciclo de vida.
e) a diversidade de espécies tende a aumentar de forma acelerada devido à construção de bancos genéticos e às pesquisas que permitem a conservação de células-tronco ou meristemáticas.
OS BICHINHOS E O HOMEM – ARCA DE NOÉ - Toquinho & Vinicius de Moraes
Nossa irmã, a mosca
É feia e tosca
Enquanto que o mosquito
É mais bonito
Nosso irmão besouro
Que é feito de couro
Mal sabe voar
Nossa irmã, a barata
Bichinha mais chata
É prima da borboleta
Que é uma careta
Nosso irmão, o grilo
Que vive dando estrilo
Só pra chatear
MORAES, V. A arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1991.
2. O poema acima sugere a existência de relações de afinidade entre os animais citados e nós, seres humanos. Respeitando a liberdade poética dos autores, a unidade taxonômica que expressa afinidade entre nós e estes animais é *
a) o filo.
b) o reino.
c) a classe.
d) a família.
e) a espécie.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
C
A
Explicação:
Acabei de fazer a prova e vi que eram as certas
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás