Português, perguntado por francianeciane741, 9 meses atrás

texto o bicho folha.​


jvictorpg: MELHOR RESPOSYTA POR FAVOR
jvictorpg: RESPOSTA

Soluções para a tarefa

Respondido por jvictorpg
3

Nome Científico: (genérico)

Família: Tettigoniidae

Ordem: Orthoptera

Distribuição: Do México ao Sul do Brasil.

Habitat: Bordas de florestas e clareiras. Tem espécie que vive nas copas das árvores, caso da (Paracycloptera reticulata), mas todas as outras habitam sub-bosques densos e saturados de umidade, de não mais que 3 metros de altura.

Alimentação: Herbívoro, se alimenta basicamente de folhas, flores e arbustos. Cada espécie tem sua planta-alimento específica.

Reprodução: O "encontro nupcial" desses insetos dura cerca de uma hora. O macho segura a fêmea pelo ovipositor e deposita o esperma. Depois ela procura um local apropriado para colocar seus ovos. Serão 135 de vida embrionária. Nascido o bicho-folha, ele leva cerca de 5 meses para se tornar "adulto", período em que troca de pele pelo menos umas seis vezes.

Saiba mais: Senhor do disfarce, o bicho-folha, como o próprio nome antecipa, é uma espécie curiosa de inseto. Para passar despercebido, sua camuflagem ora simula uma folha roída por insetos, com pequenos furos como é o caso da espécie Typophillum mortuifolium, ora aparece como se tivesse sido manchada por fungos.

Isso sem falar na própria cor, verde vibrante (que lhe confere também o nome de esperança-folha) ou em tons pastéis, como se fosse folhas secas, prestes a cair no chão. Em alguns casos, apresentam as duas juntas. Aliás, esses insetos não só se parecem com vegetal, mas se comportam como tal.

Durante o dia praticamente ficam imóveis (salvo a presença do vento) e com as pernas esticadas, que simulam gravetos. Só sob uma ameaça muito forte, e para espantar o predador, mimetizam olhos de um animal bem maior do que realmente é. Apesar de todo embuste, pássaros, pererecas, cobras e louva-a-deus, entre outros bichos, cuidam de devorá-los.

Em geral os adultos têm asas, mas não as usam para voar. Na verdade servem como pára-quedas, quando têm que saltar de uma árvore para outra. Não é só isso: cada espécie possui um tipo de vocalização típica. Vale dizer: já foram descritos até aqui mais de 100 espécies de bicho-folha.

Perguntas interessantes