Texto ITodo mundo sempre imaginou que lá longe, entre os trilhões deestrelas do Universo, deveria haver outros planetas, masninguém conseguia encontrá-los. Finalmente, em outubro de1995, dois astrônomos suíços, Michel Mayor e Didier Queloz,localizaram um planeta gigante, na órbita da estrela 51, daConstelação de Pégaso, a cerca de 40 anos-luz da Terra. Trêsmeses depois, foi a vez dos americanos: o astrônomo GeoffreyMarcy, da Universidade de San Francisco, e seu colega PaulButler, da Universidade de Berkeley, anunciavam a descobertade outros dois planetas – um deles em volta da estrela 70, daConstelação de Virgem, e o outro perto da 47, de Ursa Maior."Estamos apenas começando a arranhar a superfície", afirmouButler à revista Astronomy. "Tenho certeza de que vamosdescobrir muita coisa que nem imaginávamos existir."Texto IIA ARTE DE LERO leitor que mais admiro é aquele que não chegou até apresente linha. Neste momento já interrompeu a leitura eestá continuando a viagem por conta própria.31 Assinale a alternativa correta.a) os dois textos pertencem a gêneros diferentes, mas utilizam-se de uma mesma linguagem referencial.b) no texto I, a metáfora encontra-se em "arranhar asuperfície"; em II, em "continuando a viagem".c) o texto I é do tipo injuntivo; o II, é do tipo narrativo.d) o texto I pode ser considerado um artigo de opinião; o II,um poema.e) os dois textos formam duaspossuam formas diferentes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Letra b.
Em ambos os textos, pode-se notar a presença de elementos que são metafóricos. No primeiro texto, a metáfora consiste na seguinte frase: "arranhar a superfície";
Entretanto, pode-se compreender que no segundo texto, a presença da metáfora está no seguinte trecho: "continuando a viagem". Assim, é importante que saibamos observar os elementos metafóricos que atuam compondo os trechos apresentados acima.
Perguntas interessantes