ENEM, perguntado por joicyamaral9899, 10 meses atrás

A partir do século XI, a classe artesã e a classe dos mercadores, que se haviam tornado mais numerosos e muito mais indispensáveis à vida de todos, afirmaram-se cada vez mais vigorosamente no contexto urbano, em especial a classe dos mercadores, pois a economia medieval, a partir da grande renovação desses anos decisivos, foi sempre dominada, não pelo produtor, mas pelo comerciante. BLOCH, Marc. A Sociedade Feudal. Sobre o período histórico a que se refere este texto, assinale a opção ERRADA. a) Conhecido como Renascimento Comercial, apresentou um revigoramento geral da atividade mercantil, que se alastrou por toda a Europa Ocidental, repercutindo em todos os níveis da sociedade feudal. b) A relativa estabilidade e segurança interna proporcionada pelo fim das invasões bem como a retomada dos empre- endimentos agrícolas, foram elementos integrantes desta nova conjuntura. c) O surto de desenvolvimento urbano, comercial e demográfico iniciado no século XI atingiu seu apogeu nos séculos XIV e XV, preparando, assim, o advento dos tempos modernos. d) Embora as cidades que surgiram a partir do século XI tivessem origens diversas, elas cresceram em função do comércio. e) As inovações técnicas permitiram a formação de excedentes que possibilitaram o desenvolvimento de trocas co- merciais.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
1

b) A relativa estabilidade e segurança interna proporcionada pelo fim das invasões bem como a retomada dos empreendimentos agrícolas, foram elementos integrantes desta nova conjuntura.

Na verdade, a partir da transição de uma sociedade feudal para uma sociedade comercial, os empreendimentos agrícolas passam a ser postos em segundo plano, uma vez que não fazem parte do interesse das elites.

Diante disso, as camadas dominantes passam a buscar e concentrar esforços em relação a novas rotas comerciais, gerando riquezas e fortunas.

Perguntas interessantes