texto informativo sobre educação e desenvolvimento
Soluções para a tarefa
A relação mais forte entre educação e desenvolvimento passa pela questão da qualidade política, ou seja, pela competência humana de se fazer sujeito capaz de escrever sua própria história. O melhor combate que a educação pode travar é contra a pobreza política, no sentido de sedimentar a cidadania crítica e prática voltada para projetos alternativos de desenvolvimento. O maior problema social que ainda se tem a enfrentar é a ignorância, porque esta nega a capacidade de cada um de encontrar soluções.
Para fundamentar tais ideias, este texto estuda, além das conexões mais costumeiras entre educação e desenvolvimento, dois outros enfoques atuais: as teorias pós-modernas da aprendizagem, sobretudo de inspiração nas ciências naturais, que realçam a face política da aprendizagem; o debate da inteligência artificial sobre aprendizagem, no qual se nota uma guinada notável na direção do combate ao instrucionismo.
O acesso à informação parece estar solucionado pela instrumentação eletrônica. Mas o acesso à formação ainda é um desafio considerável. Nosso sistema ainda está excessivamente atrelado à táticas de mero ensino. É preciso entender que esse mesmo sistema não teme um pobre que tem fome, mas teme um pobre que sabe pensar.