Texto II
Para a indústria cultural, divertir-se significa estar de acordo. A diversão é possível apenas enquanto se isola e se afasta a totalidade do processo social, enquanto se renuncia absurdamente desde o início à pretensão de toda obra: a de, em sua limitação, refletir o todo. Divertir-se significa que devemos esquecer a dor, mesmo onde ela se mostra.
(ADORNO, T. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002 (adaptado)).
Ao abordar elementos da indústria cultural descritos por Adorno no texto II, a charge é uma representação de como essa indústria tem
a) criticado a atuação da televisão e o uso da cultura como elemento financeiramente lucrativo.
b) julgado a produção de programas televisivos importados e deslocados da realidade presente no Brasil.
c) desprezado a cultura popular em favor de programas provindos da cultura erudita e das camadas mais abastadas da população.
d) tratado a cultura como mercadoria, formando indivíduos apáticos e alienados sem se preocupar com a formação de espectadores críticos.
e) defendido a produção de programas de entretenimento de cunho familiar e cujo objetivo é reunir pais e filhos no ambiente do lar.
Soluções para a tarefa
Olá.
A resposta certa é alternativa D.
O Texto I mostra uma família em uma situação bastante crítica, pois a casa foi toda inundada e está a chover muito forte do lado de fora. Mesmo nessa situação, toda a família continua a olhar alegremente à televisão. O comportamento dessa família mostra uma grande falta de sensibilidade e comoção com o que está acontecendo (conceito de apatia), além de mostrar que toda essa família está alheia ao real, focando-se no “imaginário” (conceito de alienação).
O Texto I inter-relaciona com o Texto II quando este último fala que o “divertir-se significa que devemos esquecer a dor, mesmo onde ela se mostra”. Usando do conceito dado no Texto II, podemos afirmar que a família está se divertindo e aceitando tudo, sendo alienadas e apáticas. Com base nisso, podemos afirmar que a resposta correta está na alternativa D.
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos