TEXTO II
A body art põe o corpo tão em evidência e o submete a experimentações tão variadas, que sua influência estende-se aos dias de hoje. Se na arte atual as possibilidades de investigação do corpo parecem ilimitadas - pode-se escolher entre representar, apresentar, ou ainda apenas evocar o corpo - isso ocorre graças ao legado dos artistas pioneiros.
Nos textos, a concepção de body art está relacionada à intenção de:
a) estabelecer limites entre o corpo e a composição.
b) fazer do corpo um suporte privilegiado de expressão.
c) discutir políticas e ideologias sobre o corpo como arte.
d) compreender a autonomia do corpo no contexto da obra.
e) destacar o corpo do artista em contato com o expectador.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta: b) fazer do corpo um suporte privilegiado de expressão.
A linguagem artística body art - com tradução em português para "arte do corpo" - utiliza justamente como matéria e suporte principal o corpo do artista, privilegiando-o como meio criativo e de expressão.
a) INCORRETA. A composição não está colocada aqui como elemento de análise.
A artista portuguesa Helena Almeida (Texto I), produziu uma obra extensa em que utiliza sobretudo o corpo como suporte elementar, o que é inerente à body art. No texto II é revelado que para além da pintura e desenho corporal, o corpo em si pode ser utilizado como suporte artístico de forma privilegiada.
c) INCORRETA. A intenção da body art não é discutir políticas e ideologia sobre o corpo como arte, mas utilizá-lo como ferramenta para discutir sobre diversos assuntos, inclusive sobre o corpo.
d) INCORRETA. A obra não tem a finalidade de compreender a autonomia do corpo, e sim de usá-lo como suporte.
e) INCORRETA. Em nenhum momento ficou clara a relação entre o corpo do artista e o expectador.
Explicação:
Resposta:
b) fazer do corpo um suporte privilegiado de expressão.
Explicação:
A partir da análise dos dois textos, é possível identificar que a concepção de body art diz respeito à utilização do corpo como suporte para a expressão do sujeito.