ENEM, perguntado por Mnascidri5672, 9 meses atrás

TEXTO IA melhor banda de todos os tempos da última semana O melhor disco brasileiro de música americana O melhor disco dos últimos anos de sucessos do passado O maior sucesso de todos os tempos entre os dez maiores fracassos Não importa contradição O que importa é televisão Dizem que não há nada que você não se acostume Cala a boca e aumenta o volume então.MELLO, B.; BRITTO, S. A melhor banda de todos os tempos da última semana. São Paulo: Abril Music, 2001 (fragmento).TEXTO IIO fetichismo na música e a regressão da audiçãoAldous Huxley levantou em um de seus ensaios a seguinte pergunta: quem ainda se diverte realmente hoje num lugar de diversão? Com o mesmo direito poder-se-ia perguntar: para quem a música de entretenimento serve ainda como entretenimento? Ao invés de entreter, parece que tal música contribui ainda mais para o emudecimento dos homens, para a morte da linguagem como expressão, para a incapacidade de comunicação.ADORNO, T. Textos escolhidos. S

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
58

A aproximação entre a letra da canção e a crítica de Adorno indica o:

A) lado efêmero e restritivo da indústria cultural.

> O título da canção já indica essa efemeridade da indústria musical, pois o termo "da última semana" indica que o título de melhor banda de todos os tempos logo logo vai acabar.

Já o texto II, fala sobre a restrição da indústria musical, que parece emudecer os homens, limitando sua linguagem e a expressão.

A música parece seguir uma lógica de reprodução técnica e de interesse apenas econômicos, não expressando o que de fato as pessoas sentem ou pensam.

Anexos:
Respondido por mariaosmarinaportela
28

Explicação:

  • Ambos os textos tratam da indústria cultural ,forma de produção e arte e cultura vigente na sociedade capitalista, em especial após a revolução industrial .Segundo os teóricos da escola de Frankfurt (dentre os quais o autor do texto II),na indústria cultura (também conhecida como cultura de massas ),a arte é introduzida na lógica da reprodutilidade técnica e subtemida aos ditames do mercado ,tornando-se assim um produto ,tão efêmero e restristivo quanto qualquer outro.
  • letra A Lado efêmero e restristivo da indústria cultural.
Perguntas interessantes