Síntese entre erudito e popular Na região mineira, a separação entre cultura popular (as artes mecânicas) e erudita (as artes liberais) é marcada pela elite colonial, que tem como exemplo os valores europeus, e o grupo popular, formado pela fusão de várias culturas: portugueses aventureiros ou degredados, negros e índios. Aleijadinho, unindo as sofisticações da arte erudita ao entendimento do artífice popular, consegue fazer essa síntese característica deste momento único na história da arte brasileira: o barroco colonial.MAJORA, C. BrHistória, n. 3, mar. 2007 (adaptado).No século XVIII, a arte brasileira, mais especificamente a de Minas Gerais, apresentava a valorização da técnica e um estilo próprio, incluindo a escolha dos materiais. Artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde têm suas obras caracterizadas por peculiaridades que são identificadas por meio A do emprego de materiais oriundos da Europa e da interpretação realista dos objetos representados. B do
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A indagação faz referencia ao uso de recursos dos materiais que estão disponíveis no local bem como também da interpretação formal com as características próprias da época.
Isso acontece porque como o próprio texto apresentado na indagação para nós deixa claro que, o aleijadinho foi simplesmente capaz de unir o que é chamado de erudito com o conhecido como popular, na mesma proporção em uma mescla de uma arte erudita que foi executada, feita, aplicada sob uma artífice popular.
Bons estudos!
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Resposta:
A resposta correta é a alternativa B.
Explicação:
porque como o próprio texto da questão deixa claro, Aleijadinho foi capaz de unir o erudito e o popular, na mescla de uma arte erudita feita por um artífice popular.
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