Texto I
O Heliocentrismo não é o “meu sistema”, mas a Ordem de Deus.
COPERNICO, N. As revoluções dos orbes celestes [1543]. Lisboa Fundação Calouste
Gulbenkian, 1984.
Texto II
Não vejo nenhum motivo para que as ideias expostas neste livro (A origem das espécies) se
choquem com as ideias religiosas.
DARWIN, C. A origem das espécies [1859]. São Paulo: Escala, 2009.
Resguardado o contexto histórico de cada autor, as relações entre a religião e a produção
científica elencadas nos textos evidenciam, respectivamente,
a) união entre fé e razão - pensamento autônomo da ciência.
b) sobreposição da religião sob a ciência - domínio da religião.
c) a fragilidade da religião - a ineficiência da ciência.
d) independência da ciência - paridade entre religião e ciência.
e) sobreposição da ciência - ineficiência das ideias religiosas.
Soluções para a tarefa
Nos textos I e II, observa-se que há embate entre religião e ciência, mas não há desprezo da religião em detrimento da ciência. Disso, eliminamos as letras b, c, e.
d) está errada, pois não há paridade, há autonomia da ciência em relação a religião.
1) Nicolau Copérnico:
Propôs a teoria de que não era o sol que girava em torno da Terra, mas sim ela que irava em torno dele sendo apenas mais outro planeta.
À sua época de antropocentrismo, em que o homem era tido como centro de todas as coisas e o ser mais importante, era um absurdo assumir que o planeta dos humanos era apenas mais um, sem importância, e não o centro do universo.
Mesmo assim, afirmava que era da vontade de Deus o Sol estivesse no centro.
2) Darwin:
Ao propôr que os animais "surgiam" de acordo com as exigências do meio e que espécies eram criadas ao acaso, ele ia contra o princípio de que Deus criou todos os animais. Foi extremamente mal falado por ter sido interpretado como um contrariador da bíblia.
Ainda assim, afirmava que a criação de novas espécies ao acaso do ambiente poderiam, sim, ser seleção divina, ser Deus agindo através do meio/ambiente.
3) Aspectos em comum:
Ambos juntavam explicações lógicas e científicas à fé propondo que a natureza agia de acordo com a vontade de Deus.
Alternativa A
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