Texto I
No ano de 2003 a Lei nº 10.639 alterou o artigo 26º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira tornando obrigatório o ensino sobre a História da África e Cultura Afro-brasileira em todas as escolas de Educação Básica, especificando que os conteúdos referentes a essa temática devam ser ministrados em todo currículo escolar. Essa mesma Lei também incluiu no calendário escolar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de Novembro. A partir de então foram estabelecidas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Racia essa Lei sofreu novas alterações com a ampliação do seu texto, originando a Lei nº 11.645/2008, que acrescentou os estudos da história e das culturas dos povos indígenas ao mesmo artigo 26º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Essa legislação faz parte das políticas de reconhecimento e respeito às diversidades socioculturais do Brasil.
A partir das informações apresentadas, redija um texto que aborde os seguintes aspectos:
O reconhecimento e valorização das diferenças culturais, dos diversos saberes e práticas, e a afirmação de sua relação com o direito à educação de todos/as não se efetivou, pois muitos professores não exploram tais temáticas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
O reconhecimento e valorização das diferenças culturais, dos diversos saberes e práticas tem sido tornado um processo cada vez mais presente na educação brasileira, por meio da exposição de temáticas que abordem a diversidade cultural, principalmente no ensino progressista.
Todavia, muitos professores ainda seguem a linha tradicional de ensino, não dando a atenção devida a estas temáticas, ainda pela falta de informatização sobre estes conceitos relevantes as novas demandas sociais.
Perguntas interessantes
Química,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás