TEXTO I
Está milagrosa simultaneidade: no mesmo dia o sol iluminou os dois polos e o archote da liberdade iluminou a nação francesa. No mesmo dia o sol passou de um hemisfério para o outro e o povo do governo monárquico para o republicano.
Ozouf, 1976 p.12 apud COSTA. L. As festas que a república manda guardar, rio de janeiro, Estudos Históricos vol. 2 nº 4, 1989.
TEXTO II
A correção política proibia o uso de títulos do Antigo Regime até o ridículo; assim, ao se falar de abelhas, considerava-se mais conveniente dizer “abelha presidente” em vez de “abelha rainha.
ENGLUND, Steven, Napoleão, uma biografia política, 2005, rio de janeiro, zahar, p. 81
Sobre os elementos das mentalidades políticas a favor do movimento revolucionário, os textos I e II apresentam, respectivamente
a) a verificação do sol como um elemento metafórico para a promoção do absolutismo e a irracionalidade das classes menos favorecidas.
b) as rupturas advindas de um movimento revolucionário e o expressivo crescimento do radicalismo político.
c) a condução do regime monárquico para o republicano por meio da aristocracia rural e o apoio a uma reforma da ortografia francesa.
d) a consolação de um povo livre do despotismo e a nova ordem política e social instaurada pelo Golpe de 18 Brumário.
e) o fim das manutenções tributárias contra a alta burguesia e o pensamento radical da alta burguesia girondina.
#[Simulado ENEM 2019 - Brainly]
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra: B
Ambos os textos referem-se à Revolução Francesa e ao desenrolar do processo revolucionário, enfatizando o período de radicalização política denominado Terror Jacobino.
Nesse sentido, o texto I está associado à ruptura das estruturas do Antigo Regime, em função da revolução e sua transição para a República, após uma breve experiência monárquica constitucional.
O segundo texto está diretamente relacionado ao período do Terror, demonstrando que os elevados graus de radicalismo republicano haviam chegado ao nível do ridículo.
A) A metáfora do sol está relacionada com a ruptura promovida pela Revolução Francesa em relação às estruturas do Antigo Regime.
C) A aristocracia rural não participou do processo revolucionário que culminou no nascimento da república francesa, já que eram defensores do Antigo Regime.
D) A nova ordem social demonstrada nos textos está relacionada aos anos iniciais da revolução, especificamente ao Terror Jacobino, enquanto a alternativa afirma que o contexto abordado no segundo excerto está relacionado ao período napoleônico.
E) Os protagonistas do segundo texto são os jacobinos, baixa e média burguesia, não a alta burguesia girondina.
Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:
https://brainly.com.br/tarefa/11623827
b) as rupturas advindas de um movimento revolucionário e o expressivo crescimento do radicalismo político.
Os textos abordam a Revolução Francesa e o decorrente processo revolucionário, de forma a destacar o período de radicalização política chamado de Terror Jacobino.
O texto I ressalta a ruptura das estruturas referentes ao Antigo Regime, considerando a revolução e a posterior transição para a república, após o período monárquico.
E o texto II diz respeito ao período do Terror, onde existiram graus de radicalismo republicano bastante elevados, até mesmo exagerados.
Bons estudos!