Texto I: Educação de antigamente e de hoje Os pais de antigamente queriam ver os fi lhos trabalhando ainda crianças. O estudo fi cava em segundo plano. Os pais de hoje preferem ver os fi lhos só estudando, porque traba- lhar é assunto para só depois da faculdade – se tiver empre- go, é claro. Hoje a lei proíbe o trabalho de menores de idade. Os pais de antigamente exerciam ao máximo sua auto- ridade sobre os fi lhos. Eram autoritários e reprimiam todos os desejos. Os pais de hoje se acovardam diante do poder crescente dos fi lhos. Existem crianças que batem de verdade nos pais e eles não sabem como reagir. Faz sucesso um pro- grama da TV inglesa, "Super Nany" (aqui é "Super babá") que ensina aos pais como se defender e sustentar regras para lidar com os fi lhos. Pais acovardados e sem autoridade era impensável, antigamente. Alguns pais de nossa época justifi cam sua covardia como defesa para o (a) fi lho (a) não fugir de casa, como aquele caso que virou notícia na impren- sa. Os pais de hoje temem a explosão emocional e reação de vingança dos fi lhos; também temem serem mal interpretados pelos especialistas e vizinhos de plantão. Os pais de antigamente comandavam totalmente a edu- cação dos fi lhos. Hoje os pais sentem-se comandados pelos seus rebentos. Resta a esperança para alguns de que a escola eduque-os. Os pais que com esforço retomam a função de "pai" e de "mãe" tendem a sentir culpa, porque dizer um ‘não’ dá a impressão de serem autoritários. Obs: esse "antigamente" refere-se a não mais que trinta, quarenta anos. Ou seja, antigamente não é tão antigamente. O texto trata: a) das diferenças entre as tecnologias modernas e as antigas; b) da imagem da mulher atual e de antigamente; c) apenas da educação escolar; d) apenas da educação familiar; e) da educação escolar e familiar, mas, principalmente, desta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa correta é a letra B.
Pode-se ver que no decorrer do texto todo existe a comparação entre a educação dada pelos pais antigamente e nos dias atuais, mostrando o juízo de valor de quem o produziu.
Sendo um texto informativo de exposição da mudança de postura adotadas pelos pais em relação a maneira de criar seus filhos.
O que fica evidente em: " Resta a esperança para alguns de que a escola eduque-os".
Bons estudos.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás