TEXTO I / É pau, é pedra, é o fim do caminho/ É um resto de toco, é um pouco sozinho/ É um caco de vidro, é a vida, é o sol / É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol / É peroba-do-campo, é o nó da madeira / Caingá, candeia, é o matita-pereira. / TOM JOBIM. Águas de março. O Tom de Jobim e o tal de JoãoBosco (disco de bolso). Salvador: Zen Produtora, 1972 (fragmento). TEXTO II / A inspiração súbita e certeira do compositor serve ainda de exemplo do lema antigo: nada vem do nada. Para ninguém, nem mesmo para Tom Jobim. Duas fontes são razoavelmente conhecidas. A primeira é o poema O caçador de esmeraldas, do mestre parnasiano Olavo Bilac: “Foi em março, ao findar da chuva, quase à entrada/ do outono, quando a terra em sede requeimada/ bebera longamente as águas da estação [...]”. E a outra é um ponto de macumba, gravado com sucesso por J. B. Carvalho, do Conjunto Tupi: “É pau, é pedra, é seixo miúdo, roda a baiana por cima de tudo”. Combinar Olavo Bilac e macumba já seria bom; mas o que se vê em Águas de março vai muito além: tudo se transforma numa outra coisa e numa outra música, que recompõem o mundo para nós. NESTROVSKI, A, O samba mais bonito do mundo. In: Três canções de Tom Jobim. São Paulo: Cosac Naify, 2004.32. ENEM Ao situar a composição no panorama cultural brasileiro, o Texto II destaca o(a) :
a)diálogo que a letra da canção estabelece com diferentes tradições da cultura nacional.
b)singularidade com que o compositor converte referências eruditas em populares.
c)caráter inovador com que o compositor concebe o processo de criação artística.
d)relativização que a letra da canção promove na concepção tradicional de originalidade.
e)o resgate que a letra da canção promove de obras pouco conhecidas pelo público no país.
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Resposta:
a)diálogo que a letra da canção estabelece com diferentes tradições da cultura nacional.
Explicação:
amandasousa28383:
Obg
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Ao situar a composição no panorama cultural brasileiro o texto destaca o diálogo que a letra da canção estabelece com diferentes tradições da cultura nacional, assim como o apontado pela alternativa A.
Podemos ver que o autor se inspira em outros elementos e o lema "nada vem do nada" é utilizado para exemplificar essa inspiração em outras obras e sinalizar a adaptação que ocorreu nelas para que se encaixassem na obra por ele escrita.
O texto ainda cita as obras que serviram de inspiração para que o leitor, caso queira, verifique as diferenças por si mesmo.
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