ENEM, perguntado por joaopedromaia9012, 10 meses atrás

TEXTO I Ditado popular é uma frase sentenciosa, concisa, de verdade comprovada, baseada na secular experiência do povo, exposta de forma poética, contendo uma norma de conduta ou qualquer outro ensinamento. (WEITZEL, A. H. Folclore literário e linguístico. Juiz de Fora: Esdeva, 1984 (fragmento)). TEXTO II Rindo brincalhona, dando-lhe tapinhas nas costas, prima Constança disse isto, dorme no assunto, ouça o travesseiro, não tem melhor conselheiro. Enquanto prima Biela dormia no assunto, toda a casa se alvoroçava. [Prima Constança] ia rezar, pedir a Deus para iluminar prima Biela. Mas ia também tomar suas providências. Casamento e mortalha, no céu se talha. Deus escreve direito por linhas tortas. O que for soará. Dizia os ditados todos, procurando interpretar os desígnios de Deus, transformar os seus desejos nos desígnios de Deus. Se achava um instrumento de Deus. (DOURADO, A. Uma vida em segredo. Rio de Janeiro: FranciscoAlves, 1990 (fragmento)). O uso que prima Constança faz dos ditados populares, no Texto II, constitui uma maneira de utilizar o tipo de saber definido no Texto I, porque a) cita-os pela força do hábito. b) aceita-os como verdade absoluta. c) aciona-os para justificar suas ações d) toma-os para solucionar um problema. e) considera-os como uma orientação divina.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
11

Letra e.

Nota-se que os ditados populares têm grande relevância diante da vivência e do diálogo entre os indivíduos. Estas frases têm força absoluta no contexto social, sendo portanto essenciais para manifestação de diferentes formas de conhecimento.

Sendo assim, nota-se que no texto 2 há evidente relação entre os ditados populares com as orientações divinas. Segundo o texto, ambos estão diretamente interligados.

Respondido por ncarvalhoed
15

Em realidade, o gabarito é C.  Veja:

1 - O Texto I nos permite compreender que os ditados são verdades comprovadas, baseadas no empirismo.

2. No texto II, Constança pede à Biela para que "durma no assunto" e "ouça o travesseiro", querendo dizer para pensar melhor. No caso, Constança está orientando Biela quanto ao seu relacionamento amoroso. O ditado "Casamento e mortalha, no céu se talha.", significa que Biela só tem olhos para as qualidades de seu pretendente, e não enxerga os defeitos.

3 - Ocorre que, é Constança quem está determinando quais são esses defeitos. Na verdade, ela simplesmente não quer o rapaz, e querendo que sua vontade prevaleça, usa dois ditados populares que possuem o mesmo significado, relacionado ao "destino", quais sejam: "Deus escreve direito por linhas tortas" e "O que for soará". Ou seja, deixe que o destino mostre a ela quem está certa sobre o rapaz. O próprio texto afirma depois que isso, em "Dizia os ditados todos, procurando interpretar  os desígnios de Deus, transformar os seus  desejos nos desígnios de Deus. Se achava um instrumento  de Deus."

4 - Em conclusão, Constança UTILIZA OS DITADOS PARA JUSTIFICAR SUA VONTADE, e como os ditados são verdades comprovadas, ela acha o destino mostrará à Biela quem está certa, de fato.

Sendo assim, o gabarito é C. A questão exigiu do candidato um certo conhecimento acerca dos ditados populares.

Perguntas interessantes