Texto i abrigo de vagabundo eu arranjei o meu dinheiro trabalhando o ano inteiro numa cerâmica fabricando potes e lá no alto da mooca eu comprei um lindo lote dez de frente e dez de fundos construí minha maloca me disseram que sem planta não se pode construir mas quem trabalha tudo pode conseguir joão saracura, que é fiscal da prefeitura foi um grande amigo, arranjou tudo pra mim [. ] barbosa, a. Disponível em: letras. Mus. Br. Acesso em: 20 jun. 2013. Texto ii as práticas culturais visam reconhecer uma identidade social, a exibir uma maneira própria de ser no mundo, a significar simbolicamente um estatuto e uma posição; enfim, as formas institucionalizadas e objetivadas em virtude das quais representantes — instâncias coletivas ou indivíduos singulares — marcam de modo visível e perpétuo a existência do grupo, da comunidade ou da classe. Chartier, r. O mundo como representação. Disponível em: scielo. Br. Acesso em: 26 jul. 2013. Uma comparação entre o conteúdo da canção "abrigo de vagabundo" e as considerações sobre as práticas culturais, no texto ii, confirmam que a) o verso "eu arranjei o meu dinheiro" explicita a condição de inferioridade social do sujeito-poético, à mercê da sorte. B) o sujeito-poético tem consciência das frustrações sociais que o cercam, principalmente pela dificuldade em adquirir uma moradia. C) a dinâmica da vida urbana e a desigualdade social marcam o caráter de denúncia da canção. D) o sujeito-poético conforta-se com a própria identidade social e com as próprias conquistas. E) a sensação de fragilidade decorre da falta de assistência do estado, representado pela omissão dos agentes públicos
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Comparando a canção "Abrigo de vagabundo" com as práticas culturais, no texto II, confirmamos que a alternativa correta é a D:
- O sujeito-poético conforta-se com a própria identidade social e com as próprias conquistas.
Sobre o Eu-Lírico ou Sujeito-Poético:
Notamos isso, pois o eu-lírico do texto I está se vangloriando de conseguir seu objetivo de construir sua casa sem a planta, pois tem:
- Dinheiro advindo do trabalho.
- Contatos influentes na prefeitura que o ensinaram a burlar as regras.
Já no texto II, observamos uma análise de práticas culturais com objetivo de reconhecer a sociedade observada, seus costumes e práticas, objetivando entender tanto a coletividade quanto a individualidade.
Saiba mais sobre identidade social em: https://brainly.com.br/tarefa/17733202
#SPJ4
Perguntas interessantes
Administração,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás