TEXTO I A nossa concepção contemporânea concebe a arte como expressão e construção. A obra de arte não é pura receptividade imitativa ou reprodutiva, nem pura criatividade espontânea e livre, mas expressão de um sentido novo, escondido no mundo, e um processo de construção do objeto artístico [...]. Essa concepção corresponde ao momento da sociedade industrial, da técnica transformada em tecnologia e da ciência como construção rigorosa da realidade. A arte é trabalho da expressão que constrói um sentido novo (a obra) e o institui como parte da Cultura. CHAUÍ, Marílena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática. 2000 (adaptado). A tirinha no Texto II satiriza uma importante tendência da arte contemporânea. Em consonância com o Texto I, identifica-se essa tendência como o(a) a) recusa artística de produzir obras que sejam de fácil reprodução. b) constatação de que o significado das obras de arte deriva apenas do artista. c) incorporação do trabalho artístico aos processos industriais capitalistas. d) abandono completo da beleza como temática do trabalho artístico. e) trabalho artístico de imbuir objetos cotidianos de novos significados.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Olá, tudo bem?
A alternativa correta é a E.
Conforme o texto I, a arte é tida como uma expressão de construção da sociedade, que muda conforme o tempo. Para o autor, a arte serve para descobrir novos sentidos em objetos, no mundo e que isso corresponde ao momento da sociedade industrial.
A tirinha satiriza objetos do dia a dia expostos como obras de arte, o que se encaixa perfeitamente com a alternativa E.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás