Nós, que tivemos a experiência com as organizações totalitárias de massa, cuja primeira preocupação é eliminar toda possibilidade de estar-só — exceto na forma desumana do confinamento solitário —, podemos facilmente atestar que, se deixa de existir a garantia de uma mínima possibilidade de se estar só consigo mesmo, não só as formas seculares, como todas as formas religiosas de consciência serão abolidas. O fato frequentemente observado de que a própria consciência deixa de funcionar sob condições totalitárias de organização política — e isso sem levar em conta o medo e o castigo — é explicável por esse motivo. Ninguém que não possa realizar o diálogo consigo mesmo, isto é, que careça do estar-só necessário para todas as formas de pensar, pode manter sua consciência moral intacta. ARENDT, Hannah.A dignidade da política.Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. p.104-105 (adaptado). Segundo Hannah Arendt, importante teórica política do século XX, os regimes totalitários têm um grande impacto na vida individual, o que contribui para suas consequências políticas desastrosas. Em acordo com o texto, o principal fator para esse impacto está no fato de que tais regimes a) exacerbam a busca por ganhos pessoais. b) suprimem o espaço para a reflexão individual. c) instigam o medo da punição nos indivíduos. d) censuram o diálogo entre as pessoas. e) abolem a experiência comunitária religiosa.
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Olá, tudo bem?
A alternativa correta é a B.
Conforme o texto trazido pela questão, é possível perceber que a autora trata como um dos motivos de sucesso dos regimes totalitários o fim da vida privada. Isso porque o Estado infiltra-se tanto na vida do indivíduo que a noção entre público e privado é perdida a ponto de não conseguir se estabelecer um diálogo com a consciência, o que afasta o medo da punição, a noção de humanidade, a empatia, enfim, tudo em nome do regime.
Espero ter ajudado!
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