Português, perguntado por argeusistem, 5 meses atrás

Texto I
A linguística, através das suas diversas áreas, não deve ser interpretada como um “puxadinho” em que o vale-tudo sempre é a regra do jogo. Ela é científica pelo fato de analisar a língua em contextos diversos, respaldada em teorias, como a Sociolinguística, que subsidia análises vislumbrando a erradicação do preconceito linguístico

SILVA. Vera Lucia da. Linguística II. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2020. [Unidade II].

Texto II
No final de 2018, o servidor de serviços gerais Lindomar Lourenço da Prefeitura de Jaciara (MT) fez uso de sua profissão para registrar seu desejo aos munícipes, ao aparar a grama de um canteiro da cidade, desenhando, com a própria máquina, a frase “felis natal”. A intenção ficou em segundo plano, diante do compartilhamento da sua escrita, nas redes sociais seguidas de frases de zombaria, pois os risos irrefletidos ocorreram porque na vertente tradicional e culta contemporânea, se escreve com “z” (feliz).

Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2020. (adaptado).

Em relação ao preconceito linguístico, analise as assertivas que seguem:

I) O preconceito linguístico é fantasia de linguista, diante de uma sociedade igualitária, como a brasileira, em que a divisão de classe é algo que está diminuindo pelo acesso de todos, a uma educação de qualidade.
II) A escrita de Lindomar tem uma justificativa, pois pela pouca escolarização, fez analogia sonora com palavras como: pólis, dois, vis, cútis, lápis, justificando a ignorância linguística do preconceituoso.
III) O preconceito linguístico é condenado pelos sociolinguistas, por causa dos julgamentos infundados e, particularmente, direcionados a pessoas pertencentes a classe sociais de estratos baixos.
IV) O preconceito linguístico tem um alvo justificado e fundamentado em regras teoricamente pautadas em uma concepção de língua heterogênea e, portanto, sempre em processo de variações explicáveis.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
I, II e III, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por marcocoimbra
3

Resposta:

Letra b: II e III.

Explicação:

I esta errada pois o Brasil não é igualitário, esta longe de acontecer isso.

IV esta errada, porque a língua é heterogenia, mas não é passiva de preconceito.

Perguntas interessantes