PESQUISE SOBRE A ÁFRICA RETALHADA
Soluções para a tarefa
Resposta:
O imperialismo na África foi um impulso neocolonialista que resultou na colonização do continente africano (com exceção da Etiópia e Libéria) por parte dos europeus. A colonização implantou mecanismos de exploração intensa no continente africano e esse processo gerou inúmeras consequências para a África que são sentidas até hoje.
Explicação:
Europa no século XIX
No século XIX, a Europa passou por intensas transformações tecnológicas durante o que ficou conhecido como Segunda Revolução Industrial. Novas fontes de energia passaram a ser utilizadas em larga escala, como a energia elétrica e o uso do petróleo nos motores à combustão. Além disso, aconteceram avanços na indústria de metais pesados, na química e nos meios de transporte.
Esse processo resultou no início de uma nova fase do capitalismo, que estipulava o impulso colonialista como uma “necessidade”. Os objetivos desse impulso colonialista eram a obtenção de matérias-primas para suprir o avanço industrial das potências industrializadas e a conquista de novos mercados consumidores para as mercadorias produzidas por esses países ocidentais.
Resposta:
A "África retalhada" foi um fenômeno político que teve início no final do século XIX e durou até meados do século XX.
Foi neste período que praticamente a África inteira - em um primeiro momento apenas a Etiópia permaneceu livre - foi dividida entre as potências industriais europeias, que ali instalaram um grande número de colônias e exploraram os recursos naturais e a população para fazer avançar as suas próprias economias.