ENEM, perguntado por BeeatrizCoosta3254, 1 ano atrás

Texto I A irradiação é uma técnica eficiente na conservação e esterilização dos alimentos, pois reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos (brotamento e maturação), além de eliminar ou reduzir microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento. Texto II Assim, cebolas, batatas e morangos são submetidos à irradiação, utilizando-se como fonte isótopos radioativos, emissores de radiação gama do elemento químico cobalto 60, que destroem bactérias e fungos responsáveis pela deterioração desses alimentos. O cobalto (27C0) também sofre transmutação para manganês 56 (||Mn), que por sua vez transforma-se em átomos de ferro (^Fe) • A sequência de partículas emitidas durante essa transmutação é, respectivamente, O a) y e p. O b) aep. O c) pea. O d) yea. O e) aey.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
13
   Olá! Pelo enunciado, temos que o primeiro decaimento é do cobalto (A=60 e Z=27)  para manganês ( A=56 e Z=25) e o segundo decaimento é do mesmo manganês para o ferro (A=56 e Z=26).

   Conhecendo as partículas radioativas, podemos responder essa questão.

   A partícula alfa é conhecida por ser uma irradiação positiva e carregada com dois prótons e dois nêutrons. Já a partícula beta é uma radiação negativa e representa a perda de uma partícula negativa. A radiação gama não altera a quantidade de partículas positivas, negativas ou neutras do átomo em questão.

   Sendo assim, podemos perceber que a perda de uma partícula alfa implica na perda de 4 unidades no número de massa (A) e de duas unidades no número atômico (Z), já que está perdendo 2 nêutrons e 2 prótons.

   Já a perda de uma partícula beta implica no aumento de uma unidade do seu número atômico (Z) , já que ela é uma partícula de uma carga negativa.

   Analisando os elementos e seus decaimentos, podemos perceber que foi exatamente essa mudança que houve - no primeiro decaimento foi de uma partícula alfa e no segundo, de uma beta.

   Assim sendo, podemos afirmar que a alternativa E está correta.
Perguntas interessantes