ENEM, perguntado por janielempettres4310, 1 ano atrás

O sódio metálico é eletropositivo e desloca um átomo de hidrogênio da molécula de água à temperatura ambiente. Quando o sódio metálico é colocado em água, ocorre reação violenta, na qual se forma hidróxido de sódio e se dá o desprendimento de gás hidrogênio, conforme representado na equação a seguir: 2 Na(S) + 2 H20(i)-*2 Na+(aq) + 2 OH"(aq) + H2(g} Disponível em httpS/qinorgarrG&.vepb.edu.br. Acesso em 7 out 2014. Considerando os produtos formados, o descarte desse metal em rios é maléfico à vida aquática por conta O a) da liquefação do sódio. O b) da alteração de seu pH. O c) da formação de precipitado. O d) da formação de um cátion tóxico. O e) do desprendimento de gás inflamável.

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
1
   Olá! Vamos analisar a reação balanceada:

         2 Na(s) + 2 H2O(l)→2 NaOH(aq) + H2(g)

   Nela, podemos ver que há a formação de hidróxido de sódio, no qual seus constituintes, o sódio e o hidróxido, estão em suas formas iônicas.

   Já o hidrogênio formado está em forma de gás. Isso significa que ele, por não estar em sua forma iônica, não alterará o pH da água, já que ele será borbulhado na água e então elevado a superfície por sua menor densidade.
  
   Outra característica do gás hidrogênio é o fato de ele ser altamente inflamável, podendo entrar em combustão quando em contato com o oxigênio. Por isso o perigo de descartar esses metais nos rios.

   Portanto, a alternativa correta é a letra E.
Perguntas interessantes