Texto i a grande área que compreende o mar de aral, um lago de água salgada na ásia central, tornou-se conhecida como o lugar onde houve o maior desastre ambiental já causado pelo homem. O lago, que já foi considerado o quarto maior do mundo, vem se reduzindo ao longo dos anos e hoje tem apenas uma fração do tamanho original. Seu declínio começou nos anos 1970, com projetos conduzidos pela união soviética. Para tentar salvar a área que sobrou, projetos internacionais de cooperação estão sendo implementados para reabastecer partes do aral. Apesar dos esforços em grandes áreas do uzbequistão, o deserto de sal, em que o local se tornou, está fazendo com que a fauna e a flora da região desapareçam. Aral: as imagens impressionantes do mar que virou deserto. Bbc news, 5 ago. 2013. Disponível em: bbc. Co. Uk. Acesso em: 28 ago. 2014 (adaptado). Texto ii disponível em: culturamix. Com acesso em: 28 ago. 2014 (adaptado). O desastre ambiental do mar de aral, apresentado no texto e nas imagens, decorre do uso inadequado de tecnologias de a) irrigação de culturas agrícolas. B) criação extensiva de gado bovino. C) abastecimento de água em cidades. D) exploração de petróleo e gás natural. E) desenvolvimento de armas nucleares
Soluções para a tarefa
O desastre ambiental que ocorreu no Mar de Aral é resultado da: “irrigação de culturas agrícolas. ” (alternativa a)
O desastre ambiental do Mar de Aral
O desastre ambiental ocorrido no Mar de Aral, um lago localizado na Ásia Central, ocorreu porque parte de suas águas foram desviadas para áreas de irrigação.
Isso provocou um desequilíbrio no abastecimento nas águas, que associado ao clima desértico e a problemas de infraestrutura contribuiu para que a região se transformasse em um imenso deserto.
Antes das obras de irrigação, o Mar de Aral era de grande importância para a economia local e foi uma área em que a indústria pesqueira era a principal atividade das cidades da região.
Aprenda mais sobre o desastre ambiental ocorrido no Mar de Aral em: https://brainly.com.br/tarefa/17978470
#SPJ4