texto: embolia gasosa resumo
Soluções para a tarefa
A embolia gasosa ocorre quando bolhas de ar entram nos vasos sanguíneos e é uma complicação considerada rara em procedimentos médicos.
A chamada embolia gasosa, também conhecida por embolia por gás, é a obstrução dos vasos sanguíneos em decorrência da presença de bolhas em artérias e veias. Essa condição, apesar de rara, gera mortes em aproximadamente 30% dos casos e está associada normalmente a procedimentos médicos, tais como craniotomia, angiografia, ventilação mecânica, cesarianas e procedimentos com circulação extracorpórea
Uma embolia gasosa é uma bolha de ar que fica preso em um vaso sanguíneo e bloqueia. É a principal causa de morte entre mergulhadores. Uma embolia pode acontecer quando um mergulhador sustém a respiração enquanto eles rapidamente à tona.
A embolia gasosa pode apresentar-se nos condutos arteriais, situação em que o gás obstrui o fluxo sanguíneo em nível arteriolar, culminando em evento isquêmico, ou venosos, onde o gás obstrui a circulação pulmonar1. A primeira apresentação é potencialmente fatal quando ocorre no miocárdio e cérebro, tecidos sensíveis à hipóxia1,12-15. Por outro lado, a segunda apresentação subdivide-se em massivo, com obstrução do tronco pulmonar e taxa de infusão de gás elevada, e pulmonar, com obstrução da microcirculação do pulmão e taxa de infusão baixa6.
A embolia gasosa, de fato, é uma complicação relevante de uma série de procedimentos clínico-cirúrgicos. Esta revisão apresentou os principais pontos dessa entidade, diferenciando-a em arterial e venosa. Considerando que o evento embólico gasoso é menos diagnosticado do que realmente ocorre, é necessário que os profissionais de saúde detenham os conhecimentos essenciais para sua efetiva identificação e tratamento