Português, perguntado por julia2108, 1 ano atrás

texto dissertativo argumentativo sobre o tema OS DIREITOS DA MULHER​

Soluções para a tarefa

Respondido por nenacleo
5

Resposta:

Durante décadas a mulher brasileira vem lutando para a igualdade de gênero em todo o território nacional. Entretanto, apesar das conquistas que elas veem adquirindo, como a ‟ Lei Maria da penha″, que por sua vez relata contra a violência doméstica e familiar das mulheres, ainda há um número percentual muito grande de mulheres que sofrem de diversos tipos de violência. Sendo assim, é preciso analisar com preocupação a questão da persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira, exterminando com o aumento de vitimas e assegurando os seus direitos humanos.

Grande parte da população de mulheres brasileiras tem sido vitima de estupros. Isso ocorre devido, aos agressores acreditarem que por a mulher usar roupas curtas, elas estão provocando e causando desejos sexuais nesses indivíduos, no qual, pode levar os agressores á tomar atitudes violentas contra a mulher. Dessa forma, essas ações provoca um estado de revolta nas mulheres, agredindo a integridade física e moral delas.

Outro aspecto assustador que torna as mulheres a reivindicar e exigir cada vez mais por seus direitos é a violência física praticada por seus companheiros dentro de seu ambiente domiciliar. No qual elas são forçadas a ter relações sexuais, que por sua vez estar alienado pelo medo de negar e ser agredida.

Torna-se evidente, que é preciso uma reformulação na questão social contra a violência do gênero feminino para garantir os seus direitos e a segurança dessa população. Assim, cabe o Estado ampliar as fiscalizações e a punição desses agressores por meio de multas e trabalhos voluntários, conscientizando ao respeito. Dessa maneira a sociedade também deve contribuir e telefonarem para o ligue 180 em casos de denuncias contra a violência feminina. Com esses atos sendo estabelecidos podemos garantir a segurança e o direito das mulheres brasileiras.

Explicação:

As feministas querem por exemplo o fim da violência de gênero – no Brasil, a cada 12 segundos uma mulher é violentada, de acordo com uma pesquisa da Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal, a cada 10 minutos, uma mulher é estuprada, de acordo com o Mapa da Violência, e a cada 90 minutos uma mulher é assassinada, de acordo com o IPEA. Todas essas violências estão relacionadas à questão de gênero – são casos que durante muito tempo foram chamados de “passionais”, são casos que acontecem dentro de casa, no seio familiar, e que se diferem da violência que atingem os homens, que morrem por diversos motivos, mas nunca por serem homens.

Mais: no Brasil as mulheres ainda ganham em média 30% a menos do que os homens para exercer a mesma função, de acordo com uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Mulheres também são maioria no trabalho doméstico, acumulando funções dentro e fora de casa. São as maiores vítimas de assédio sexual no trabalho, normalmente cometido por homens em situação de hierarquia superior. Enfim, por vários motivos, ainda há muito o que conquistar em termos de direitos.


nenacleo: por nada
Perguntas interessantes