Texto dissertativo argumentativo sobre a importancia do trabalho humanitario em momento de crise mundial e o conpromisso social com pessoas que escolhem fazer o trabalho humanitario URGENTE 40 PONTOS
Soluções para a tarefa
Resposta:
A importância do trabalho voluntário na sociedade brasileira
A liga da justiça, animação originada nos quadrinhos, é uma associação de super heróis que usam os seus variados poderes para ajudar pessoas voluntariamente. Nesse contexto, convém ressaltar que a necessidade latente de ajuda humanitária se dá devido à ineficiência estatal, além de analisar o nível de envolvimento dos indivíduos em ações voluntárias.
De início, é incontestável que os aspectos governamentais estejam entre as principais causas da essencialidade do trabalho voluntário/humanitário. Apesar do artigo 3 da Constituição Brasileira explanar o dever social de construir uma sociedade livre, justa e solidária, a ação legal encontra-se distante da efetivação, pois diversas são as situações que carecem do trabalho voluntário: pessoas sem moradia, populações com condições financeiras abaixo da pobreza, ausência de direitos básicos de sobrevivência. Além disso, há ainda a necessidade da prática da solidariedade com os refugiados que, em muitos casos, dependem tão somente do trabalho voluntário. Exemplo disso foi o terremoto no Haiti em 2010, no qual os refugiados adentraram o Brasil em busca de ajuda humanitária.
Outrossim, segundo dados do IBGE, o trabalho voluntário foi realizado por 7,4 milhões de pessoas em 2017, 840 mil a mais do que em 2016. Entretanto, um obstáculo pode se estabelecer quando se sabe que os relacionamentos sociais e interpessoais estão cada vez mais frágeis na contemporaneidade. Por esse viés e de acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, a sociedade contemporânea é regida por duas tendências comportamentais: a superficialidade e o imediatismo. Com efeito, vê-se que ainda existem muitos indivíduos que não se importam com o voluntariado devido à liquidez a qual estão envolvidos.
Portanto, fica claro que medidas fazem-se necessárias para que esse quadro seja revertido. É dever do Estado, através do Ministério de Desenvolvimento Social, elaborar um levantamento das situações mais latentes que dependem de ações voluntárias. Assim, poderá intervir disponibilizando recursos financeiros de acordo com a peculiaridade de cada um desses casos, pois atenuar a pressão sobre os trabalhos voluntários fará com que a solidariedade humanitária seja realizada de forma eficiente. Aliado a isso, Instituições de empresas privadas podem incentivar os seus colaboradores ao trabalho voluntário e, como estímulo, oferecer possibilidade de ascensão corporativa. Desse modo, a ficção apreciada em filmes/quadrinhos se tornará uma realidade da nação brasileira