texto de 20 linhas sobre o coronavirus no Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:Em dezembro de 2019, foram registrados os primeiros casos desse novo coronavírus na cidade de Wuhan, na China. Acredita-se que o vírus tenha se originado em um mercado local da cidade, onde existe um grande número de animais comercializados, parte deles de forma ilegal, o que favorece contaminações.
Como Wuhan é uma cidade muito grande, contando com cerca de 11 milhões de pessoas, o vírus logo se espalhou e começou a ser registrado em vários locais da China. Temendo uma grande epidemia, o governo local isolou a cidade e restringiu viagens pelo país.
Mesmo assim, o micro-organismo conseguiu atravessar as fronteiras chinesas, indo parar em vários cantos do continente asiático, atingindo países como a Coreia do Sul e o Japão. Além da doença, os japoneses ainda estão preocupados com a realização das Olimpíadas de 2020, evento que estava marcado para o mês de julho, em Tóquio. O governo teve que adiar o evento para 2021 e mesmo assim não tem certeza de sua realização.
Além das nações asiáticas, a doença logo se espalhou pela Europa fazendo um grande número de vítimas na Itália, Reino Unido e Espanha. Pouco tempo depois, chegou na América. Os Estados Unidos e o Brasil foram os países mais atingidos no continente.
Uma das características deste coronavírus é o fato de ele se espalhar com facilidade e, muitas vezes, antes mesmo de o infectado começar a sentir sintomas. Para se ter ideia, seus efeitos podem ser sentidos em até duas semanas após a contaminação.
Os sintomas do coronavírus são bem parecidos com os de uma gripe. Porém, por ser mais agressivo, eles são um pouco mais fortes. Entre os sintomas estão a tosse seca, febre, falta de ar, dor de cabeça, falta de paladar e diarreia. Idosos, pessoas com problemas respiratórios ou que possuem outro tipo de comorbidade são as principais vítimas dessa nova doença. Ao mesmo tempo, isso não impediu que pessoas consideradas saudáveis também morressem vítimas da COVID-19.
Uma das maiores preocupações das autoridades governamentais e da OMS era a de que o coronavírus se transformasse em uma pandemia, algo que acabou ocorrendo.
O que é pandemia?
É possível identificar, em várias reportagens e vídeos sobre o coronavírus, a palavra pandemia e o temor que ela traz. Mas o que é pandemia? Qual a diferença de pandemia para epidemia ou surto? Afinal, por qual motivo o coronavírus é uma pandemia?
Primeiro vamos começar com a endemia. Endemia é quando uma determinada doença é típica de uma região definida. Por exemplo, a febre amarela é comum nas regiões norte e nordeste do Brasil. No entanto, vai ficando mais rara ao irmos em direção à região sul, que possui temperaturas mais amenas. Isso se deve ao fato de a doença ser típica de locais mais quentes e úmidos, propícios ao mosquito transmissor.
Como você pode perceber, o coronavírus não se enquadra dentro de uma endemia, pois se espalhou por vários lugares do mundo com características diferentes.
No início, acreditava-se que o coronavírus fosse um tipo de pneumonia. Só depois de exames mais profundos foi identificado que a ameaça era pior do que o imaginado. Os casos começaram a aumentar de uma vez, provocando o que é denominado surto. Ou seja, surto é o aumento repentino de casos de uma determinada doença. Foi quando estava no estágio de surto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre o coronavírus.
Mesmo com o alerta e os cuidados do governo chinês, o vírus se espalhou pela cidade de Wuhan e outras regiões da China. Ao atingir vários lugares e uma grande quantidade de pessoas, a doença foi classificada inicialmente como uma epidemia. A cidade de Wuhan foi literalmente isolada do mundo, só poderia entrar ou sair quem tivesse autorização.
Para piorar, com o passar das semanas, casos começaram a ser registrados nos países vizinhos à China, na Europa, na África e na América. A epidemia se espalhou pelo globo em pouco tempo. Finalmente, no dia 11 de março de 2020, a OMS declarou pandemia de COVID-19, o que significa que a epidemia se espalhou por todos os continentes do planeta.
O Brasil é atualmente o segundo país com mais casos de coronavírus no mundo. São mais de 2,4 milhões de pessoas contaminadas e quase 90 mil mortes até o dia 28 de julho de 2020. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com mais de 150 mil mortes e mais de 4,3 milhões de casos. No mundo, mais de 16,5 milhões de pessoas foram infectadas e cerca de 655 mil perderam suas vidas até o fechamento deste artigo.
Explicação: