texto de 20 linhas sobre fair play olimpico
Soluções para a tarefa
Resposta:
No decorrer das interações humana, o esporte, de alguma forma, sempre esteve incluso nas práticas do dia a dia. No entanto, existe uma linha tênue entre o esporte e a inclusão social que compactua com a realidade das disparidades sociais e econômicas existentes no Brasil. Diante disso, torna-se necessária uma cautelosa discussão a fim de tornar o esporte um mecanismo eficiente de ascensão social.
Primeiramente, é importante destacar que a prática desportiva tem se destacado por ser útil ao ser humano em vários aspectos, como o condicionamento físico, relaxamento mental, forma de aprendizado e ascensão social. Não raro, atletas de diversas modalidades são incentivados e patrocinados pelo mercado capitalista e se destacam profissionalmente no ramo esportivo, melhorando sua qualidade de vida e encontrando no esporte uma forma de se incluir na sociedade. Porém, tal realidade é restrita e torna a prática excludente, uma vez que tal oportunidade não é a mesma para todos.
No mesmo plano, entende-se como meritocracia, uma gestão que visa o mérito pessoal, para se conquistar algo, ora por níveis hierárquicos e sociais, levando então a competição. Essa competição, é, entretanto antagônica ao ‘’Fair Play’’, que é a luta, o jogo limpo no esporte, com ética, sem, no entanto, prejudicar o adversário.
Fica evidente, portanto, que a prática esportiva é uma forma de inclusão social, porém com suas limitações. O governo deve atuar incentivando essa práticas nas escolas e nas comunidades. Além disso, o individuo deve promover a ética esportiva. Só assim, e com a prática do ‘’Fair play’’, teremos um esporte mais justo e igualitário.
Explicação: