Texto de 10 linhas sobre reconhecer e valorizar a cultura afro brasileira
Soluções para a tarefa
Resposta:
. A data, incluída nos calendários escolares em 2003, foi cunhada décadas antes, em 1970, por um grupo de quilombolas residentes no Rio Grande do Sul e ganhou força a partir de 1978, com o nascimento do Movimento Negro Unificado do País, alcançando o país todo.
A escolha do dia se deu em memória ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, negro que conseguiu lutar contra a escravidão e fundou o Quilombo de Palmares, o maior quilombo que tivemos notícias no Brasil, e o qual conseguiu sobreviver a mais de 100 anos, tendo abrigado cerca de 25 a 30 mil negros que fugiam da escravidão.
O professor Paulo Cruz, em seu artigo "Independência ou morte: o negro brasileiro diante de sua história", publicado em sua coluna na Gazeta do Povo, dia nove de setembro, cita a obra Escravidão (Globo Livros), de Laurentino Gomes, que conta que o Brasil recebeu 40% do total de 12,5 milhões de negros enviados para toda a América, por isso, é atualmente o segundo país com maior população de origem negra ou africana do mundo.
Explicação:
espero ter ajudado :) É EU SEI QUE TEM MAIS DE 10 LINHAS