Português, perguntado por solangeschier, 1 ano atrás

Texto da questão
Leia o excerto abaixo sobre a Farsa de Inês Pereira e responda à questão proposta:
Andar! Pero Marques seja!
Quero tomar por esposo
quem se tenha por ditoso
de cada vez que me veja.
Meu desejo eu retempero:
asno que me leve quero,
não cavalo valentão:
antes lebre que leão,
antes lavrador que Nero.

Sobre a Farsa de Inês Pereira, é correto afirmar que é um texto de natureza
Escolha uma:
a. didático-moralizante, do Barroco português, no qual as contradições humanas entre a vida terrena e a espiritual são apresentadas a partir dos casamentos complicados de Inês Pereira.
b. satírica, pertencente ao Humanismo português, em que se ridiculariza a ascensão social de Inês Pereira por meio de um casamento de conveniências.
c. cômica, pertencente ao Humanismo português, no qual Gil Vicente, de forma sutil e irônica, critica a sociedade mercantil emergente, que prioriza os valores essencialmente materialistas.
d. reformadora, do Renascimento português, com forte apelo religioso, pois se apresenta a religião como forma de orientar e salvar as pessoas pecadoras.

Soluções para a tarefa

Respondido por alvilhena
22
Letra C Cômica, pertencente ao humanismo português.


tata180191: Acredito eu ser a letra "B" a resposta correta, pois cômico quer dizer algo engraçado no teatro e etc, e a Farsa de Inês retratou um casamento arranjado por sua mãe e que futuramente não vieste a dar certo, e que logo em seguida se casa com outro homem o qual lhe proporciona uma melhor felicidade..
Rudelrey: Também acho que é satírica. Letra B.
SOLLOVEJBJ: LETRA C É A CORRETA - CÔMICA....
tata180191: Engraçado que eu marquei essa opção letra "B" e tirei total na minha atividade avaliativa.
Respondido por makmorales
32

Letra C: com base na obra Farsa de Inês Pereira, é correto afirmar que é um texto de natureza cômica, sendo que tal texto é pertencente ao movimento literário conhecido como o Humanismo português.

E exatamente no contexto do Humanismo português é que o escritor e poeta Gil Vicente, de forma sutil e irônica, critica a sociedade mercantil emergente, exatamente por meio do humor e das críticas implícitas contidas na obra.

Gil Vicente criticava a burguesia emergente no Reino de Portugal durante o contexto da Idade Moderna, do renascimento comercial e das Grandes Navegações, pois ela prioriza os valores essencialmente materialistas.

Para mais:

https://brainly.com.br/tarefa/20956992

Anexos:
Perguntas interessantes