Texto da questão
Apesar de os gêneros discursivos serem a unidade de ensino de Língua Portuguesa, os tipos textuais não perderam seu lugar de destaque e, por isso, um dos desafios do professor é equacionar o ensino dos gêneros do discurso e das tipologias textuais.
Numa escola, os gêneros de foco são: 2º ano: Contos de repetição, contos de fadas, poemas; 3º ano: Fábulas, lendas e poemas narrativos; 4º ano: Contos populares brasileiros, contos etiológicos e cordéis e 5º ano: Mitos, narrativas de enigma e poemas visuais. Considerando-se que os gêneros de foco embasam o trabalho de produção textual, assinale a afirmação que traz a análise correta.
Escolha uma:
a. Em cada ano predomina uma tipologia textual (2º ano, relatar; 3º ano, expor; 4º ano, narrar e 5º ano, argumentar); além disso, observa-se variação nas esferas de circulação da língua. Por isso, a proposta dessa escola é adequada à produção textual.
b. Todos os gêneros pertencem à esfera literária e a maioria deles tem como tipo textual predominante o narrativo. Por isso, essa progressão não sustenta um trabalho de produção de textos adequada.
c. Todos os gêneros pertencem à esfera de divulgação científica e a maioria deles tem como tipo textual predominante o expositivo. Por isso, essa progressão não sustenta um trabalho de produção de textos adequada.
d. Todos os gêneros pertencem à esfera jornalística e a maioria deles tem como tipo textual predominante o argumentativo. Por isso, essa progressão não sustenta um trabalho de produção de textos adequada.
e. Em cada ano e ao longo dos anos, nota-se diversidade de gêneros discursivos, tipologias textuais e esferas de circulação da língua. A proposta de progressão sustenta, assim, um ensino adequado da produção textual