História, perguntado por fervilela273, 5 meses atrás

TEXTO COMPLEMENTAR O texto a seguir é um importante documento da história do cristianismo. Leia o com atenção, grifando as palavras que considerar de dificil compreensão. O Édito de Milão (313 d.C.) "Nós, Constantino e Licinio, imperadores, encontran- do-nos em Milão para conferenciar a respeito do bem e da segurança do Império, decidimos que, entre tantas coisas benéficas à comunidade, o culto divino deve ser a nossa primeira e principal preocupação. Parece-nos justo que todos, cristãos inclusive, gozem da liberdade de seguir o culto e a religião de sua prefe- rência. Dessa forma, o Deus que mora no Céu, ser-nos-á propicio a nós e a todos os nossos súditos. Decretamos, portanto, que, não obstante a exis tência de instruções anteriores relativas aos cristos, os que optaram pela religião de Cristo estão autorizados a abraçá-la sem estorvo ou empecilho, e que ninguém absolutamente os impeça ou moleste Observai, outrossim, que também todos os demais terão garantida a livre e irrestrita prática de suas res pectivas religiões, pois está em acordo com a estrutura estatal e com a paz vigente que asseguremos a cada cidadão a liberdade de culto, segundo sua consciência e eleição. Não pretendemos negar a honra devida a qualquer religião e a seus adeptos Documento citado em: SANTOS, Ricardo José Marques O Édito de Milão contexto, texto e pós-texto Maceió Edufal, 2006. p. 93 Licínio era imperador junto com Constantino, embora este tivesse mais poder. Foi assim que, em 324 d.C. Licínio foi tirado do trono e condenado à morte. Normalmente se associa o Édito de Milão apenas a Constantino.
1.Procure no dicionário o significado de pelo menos quatro palavras das que você grifou e escreva-os a seguir.
2.em sua opinião e com base no texto,qual é a finalidade desse documento?
3.comparando o tratamento dado pelo império romano aos cristãos dos séculos I ao III,que mudança o texto indica?
4.o texto trata de liberdade religiosa.em sua opinião,esse é um assunto interessante na atualidade?por quê?
Pfv eu preciso disso urgentemente ​

Soluções para a tarefa

Respondido por vitomanoeli
5

1. Palavras de importância no texto, que farão sentido ao porquê do Édito de Milão:

  • Súditos: servidores do império romano que são cristãos.
  • Estorvo: neste sentido, diz um atrapalho quanto à prática religiosa dos "cristos" como diz o texto.
  • Outrossim: deste modo, igualmente.
  • Moléstia: neste sentido de texto, diz sobre a perseguição dos "cristos".

2. O texto visa a liberdade religiosa, não apenas por laicidade, mas por tolerância religiosa e sabedoria de que os súditos de Roma servirão melhor a "César" se tiverem a liberdade de fé.

3. A mudança no texto foi um avanço, não apenas à fé, mas à teologia católica, que fez com que os textos fossem escritos e pensados de modo a não serem "clandestinos".

4. A liberdade religiosa como lei, em se tratando de Brasil, não é uma urgência, visto que é garantido pela constituição brasileira. Entretanto, o ecumenismo é uma teoria, não uma realidade. Não é necessário que exista o respeito, pois um respeito forçado é um pedido autoritário, mas nada impede que haja a tolerância. A fé de um garante a fé do outro.

Liberdade religiosa

Quanto a liberdade religiosa, ela depende da tolerância religiosa, pois fará com que haja a percepção que a fé é intima a cada subjetivo, quando uma fé pública, ainda mais deve haver a tolerância, pois a garantia do direito de fé subjetiva a cada um é o que os garante o direito de todos em uma sociedade livre.

Liberdade religiosa — complemento de leitura: https://brainly.com.br/tarefa/36515599

#SPJ9

Perguntas interessantes