Texto-base: A Justiça é um ideal que informa o Direito e muda, conforme mudam os valores morais de uma sociedade. Se todos conseguem estabelecer a relação da justiça com o Direito, em razão da sua proximidade etimológica intrínseca, não é possível afirmar que a aplicação do Direito promove sempre a justiça. Também não é possível dizer que todas as concepções de justiça são protegidas pelo Direito (este compreendido como normas estatais formalmente reconhecidas pelo Estado). Enunciado: Por que existe, no senso comum, uma compreensão de que há relação de causa e consequência entre Direito e Justiça?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Justiça é um ideal que informa o Direito e muda, conforme mudam os valores morais de uma sociedade. Se todos conseguem estabelecer a relação da justiça com o Direito, em razão da sua proximidade etimológica intrínseca, não é possível afirmar que a aplicação do Direito promove sempre a justiça. Também não é possível dizer que todas as concepções de justiça são protegidas pelo Direito (este compreendido como normas estatais formalmente reconhecidas pelo Estado).
Enunciado: Por que existe, no senso comum, uma compreensão de que há relação de causa e consequência entre Direito e Justiça?
Escolha uma:
a. Porque, etimologicamente, justiça significa “dar a cada um o que lhe é de direito” ou “aquilo que é conforme com o direito”. CORRETO
b. Porque a ideia de Justiça natural é o que informa a declaração do que reconhecemos por Direito.
c. Porque o Direito, conforme os valores positivistas, é comprometido com a promoção da Justiça.
d. Porque os valores morais que compõem a ideia de justiça se fazem presentes, naturalmente, em todos os seres humanos.
e. N.D.A.
Resposta:
a. Porque, etimologicamente, justiça significa “dar a cada um o que lhe é de direito” ou “aquilo que é conforme com o direito”. CORRETO