Texto (as questões na foto):
O sonho do celular
MOACYR SCLIAR
"Sabe qual é o meu sonho, cara? Quer saber mesmo qual é o meu grande sonho?
Eu queria ter um celular, cara. Um celular: esses telefones que o cara leva na mão, e que dá para a gente falar de qualquer lugar, da rua, do bar, do banheiro, de onde você quiser. É uma maravilha, cara. Não existe nada igual. É o meu sonho.
Você vai dizer: ah, mas é um sonho miúdo, insignificante. Você vai dizer que eu sou modesto, que eu vôo baixo. Outros querem carrões importados, roupas caras, apartamento de cobertura –e eu, quero só um telefone?
Pois é só que eu quero: um telefone celular. Aquilo é o máximo, cara. Aquilo te dá um status fora de série. Não sou só eu que acha isso, não: eu tinha um amigo que roubou um celular da loja só para andar com ele debaixo do braço. A coisa não falava, não tocava –mas dava a ele uma sensação do peru. Celular, cara. É outro papo. Não é orelhão, não é telefone comum. É celular. Coisa de gente fina.
Só que custa um dinheirão, e de onde eu ia descolar aquela grana? Porque eu queria fazer a coisa legal, registrar o aparelho, tudo certinho. Essas coisas custam caro. Não havia outro jeito: eu tinha de sequestrar um cara.
E aí a gente fez o sequestro, tudo direitinho, tudo bem planejado. E para o sujeito não incomodar, nós o colocamos no porta-malas.
Fomos presos, cara. E sabe por quê? Porque o pinta tinha um celular. De dentro do porta-malas ele pediu socorro. E nos pegaram direitinho.
Se estou zangado? Não estou zangado, não. É verdade que fiquei numa ruim, mas o que aconteceu provou que eu tinha razão: celular é outro papo. É a comunicação do futuro, cara. Um dia ainda vou ter um, andar com ele debaixo do braço e falar com meus amigos de casa, da rua, do banheiro. Sou até capaz de me meter num porta-malas e ligar para alguém, para ver como a coisa funciona.
Celular é o meu sonho, cara."
Soluções para a tarefa
a- que eu penso pequeno
b- uma sensação incrível
c- porque ele era rico e tinha um celular
d) Celular é outra coisa !
2) Dá para conversar com as pessoas da onde quiser e também dá um ar de riqueza .
3) Ele queria ter um celular para conversar com os amigos dá onde ele quisesse, para ele isso é uma " comunicação futura" ou seja , muito evoluída .
4) Sim, pois o celular que ele queria conquistar foi o que o entregou para a polícia .
5) Ele nao ficou zangado , apenas concluiu que o celular tem muitas funções e pode até salvar alguém.
6) A intenção do autor e dizer que celulares (realmente bons) são caros e que a maior parte das pessoas queria ter um desses , pois eles fazem coisas incríveis ! ( Essa é pessoal)
Espero te ajudado !
Interpretando o texto de Moacyr Scliar
1. Substituindo os termos coloquiais nas frases apresentadas por termos presentes na norma culta da língua portuguesa, temos:
a. Eu possuo propósitos simples;
b. Uma sensação maravilhosa;
c. Porque o rapaz rico possuía uma celular;
d. Celular é outra coisa.
2. Segundo o narrador, as vantagens do celular são o status que ele proporciona a possibilidade de conversar com mobilidade.
3. O narrador desejava possuir um celular para que pudesse falar com seus amigos sem se importar com o local onde ele estaria.
4. Podemos relacionar o ditado "o feitiço virou contra o feiticeiro" com o texto, pois o celular que ele tanto queria foi o que serviu de prova para que a polícia pudesse capturá-lo.
5. O narrador ficou resignado ao notar que as muitas opções existentes em um celular permitem até mesmo que ele possa salvar vidas.
6. Essa resposta é de cunho pessoal, mas pode-se dizer que o autor queria transmitir a ideia de utilidade dos celulares e demonstrar que eles são incríveis.
Saiba mais sobre interpretação de texto em:
https://brainly.com.br/tarefa/20529241