História, perguntado por luismost5, 7 meses atrás


*TEXTO*

A Crença Religiosa dos Guaranis
Cosmogonia: mito da criação
A figura primária na maioria das lendas guaranis da criação é Iamandu ou Nhamandú (Ñamandu), também conhecido como Nhanderuvuçu, realizador de toda a criação. Em outras versões, essa figura é Tupã, o senhor do trovão. Outras versões apontam Ñane Ramõi Jusu Papa, ou "Nosso Grande Avô Eterno", que teria se constituído a si próprio a partir de Jasuka, uma substância originária.
Com a ajuda da deusa da Lua Jaci (ou em outras versões, Araci), Tupã desceu à Terra num lugar descrito como um monte na região do Areguá, no Paraguai, e, deste local, criou tudo sobre a face da Terra, incluindo o oceano, florestas e animais. Também as estrelas foram colocadas no céu nesse momento. Tupã, então, criou a humanidade (de acordo com a maioria dos mitos guaranis, eles foram, naturalmente, a primeira raça criada, com todas as outras civilizações nascidas deles) em uma cerimônia elaborada, formando estátuas de argila do homem e da mulher com uma mistura de vários elementos da natureza. Depois de soprar vida nas formas humanas, deixou-os com os espíritos do bem e do mal e partiu.
Já segundo o mito de Ñane Ramõi Jusu Papa, este teria criado sua esposa, Ñande Jari ou "Nossa Avó", a partir de seu diadema, mas teria logo brigado com ela e ameaçado destruir o mundo. Só não o destruiu porque foi contido pelo cântico sagrado de sua esposa, entoado com o acompanhamento do takuapu, um pedaço de taquara de 1,10 metro de comprimento que é percutido no chão. Até hoje, o takuapu é o instrumento musical das mulheres guaranis, que acompanha musicalmente o toque das maracas dos homens.
Os mbyá-guaranis possuem uma compilação de mitos em forma de cantos sagrados denominada Ayvú Rapyta ("Os Fundamentos do Ser"), que foi coletada e publicada primeiro pelo etnólogo Léon Cadogan em 1953 e traduzida por outros antropólogos posteriores, como Pierre Clastres (1990) e Kaká Werá Jecupé, este último tendo adaptado a tradução poética em seu livro Tupã Tenondé (2001), com base em sua ascendência e convivência indígena em aldeias guarani desde a década de 80, coletando relatos orais dos caciques. A poeta e tradutora Josely Vianna Baptista publicou também uma versão em 2011. O mito descreve Nhamandú, a essência imanifesta de Tupã Tenondé que, por meio de Mborayu (Amor), gera Kuaray e o Grande Som, "que se põe a dançar e cantar na imensidão de Nhamandú e criando mundos através de seus cantos sagrados", realizando a criação como uma música e manifesto na forma de um colibri, pássaro também presente em mitologias das culturas andinas.
Antropogonia: primeiros humanos.
Os humanos originais criados por Tupã eram Rupave e Sypave, nomes que significam "Pai dos povos" e "Mãe dos povos", respectivamente. O par teve três filhos e um grande número de filhas. O primeiro dos filhos foi Tumé Arandú, considerado o mais sábio dos homens e o grande profeta do povo guarani. O segundo filho foi Marangatu, um líder generoso e benevolente do seu povo, e pai de Kerana, a mãe dos sete monstros legendários do mito guarani. Seu terceiro filho foi Japeusá, que foi, desde o nascimento, considerado um mentiroso, ladrão e trapaceiro, sempre fazendo tudo ao contrário para confundir as pessoas e tirar vantagem delas. Ele, finalmente, cometeu suicídio, afogando-se, mas foi ressuscitado como um caranguejo, e, desde então, todos os caranguejos foram amaldiçoados para andar para trás como Japeusá.
Entre as filhas de Rupave e Sypave, estava Porâsý, notável por sacrificar sua própria vida para livrar o mundo de um dos sete monstros lendários, diminuindo seu poder (e portanto o poder do mal como um todo).
Crê-se que vários dos primeiros humanos ascenderam em suas mortes e se tornaram entidades menores.
Já segundo o mito de Ñane Ramõi Jusu Papa e Ñande Jari, estes teriam gerado Ñande Ru Paven ("Nosso Pai de Todos") e sua esposa Ñande Sy ("Nossa Mãe"). Estes, por sua vez, teriam gerado os irmãos Pa'i Kuara e Jasy. Pa'i Kuara teria dado origem aos guaranis caiouás.

Iamandu , Nhamandú, Nhanderuvuçu ou Tupã. Rupave e Sypave

Pinturas corporais Guaranis.




*ATIVIDADE*

1- Qual a semelhança da religião dos Guaranis com outras que você conhece?





2- Você acha importante que as pessoas possam escolher sua própria religião e serem respeitadas após fazê-lo? Justifique.






3- Os povos indígenas eram originalmente livres e tinham suas próprias crenças religiosas. Você acha correto que os europeus tenham catequizado os índios e substituído sua religião pelas crenças cristãs? Justifique sua resposta .






4- Cada país do mundo tem suas próprias leis sobre liberdade religiosa. No Brasil a Constituição Federal que é a lei mais importante, acima de todas, diz que cada pessoa tem o direito de seguir a crença religiosa que quiser sem ser perseguido ou discriminado por isso. Você acha que no Brasil a lei é seguida e ninguém sofre discriminação pela religião que segue? Justifique sua resposta

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Soluções para a tarefa

Respondido por kellydmatienzo
2

Resposta:

1-) Nenhuma religião é igual, cada um tem seu tipo, seu costumes, etc.

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2-) Sim, as pessoas não precisam ser mandadas e muito bem respeitada.

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3-) Essa não sei mas não acharia correto não por que como falei em cima⬆️que cada um tem sua religião.

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4-) Sim, tem o direito de seguir a crença religiosa se quem quiser ser perseguido ou discriminado por isso.

bjss e bom trabalho coloca isso se achar que está certo

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