Texto
“A cena cotidiana, que a maioria já vivenciou, sempre serviu como exemplo de conversa superficial. "Está quente hoje", comenta um. "Será que vai chover?", indaga o interlocutor desinteressado.
Para uma fatia dos moradores da região metropolitana de São Paulo, contudo, a pergunta não é mais retórica. Revela, ao contrário, preocupação genuína com a situação do sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento hídrico de 8,8 milhões de pessoas. Por causa da estiagem incomum, tornaram-se frequentes, e não só nos elevadores, os diálogos sobre um possível racionamento em parte da capital e em municípios próximos. A Sabesp (companhia paulista de saneamento básico), por ora, descarta essa hipótese e assegura o suprimento até março de 2015.” (Folha de S. Paulo, 24/07/2014)
Questão
O fragmento acima evidencia os propósitos comunicativos dos falantes, a partir de escolhas linguísticas que exploram diferentes funções de linguagem. Dessa forma, de acordo com o texto, a preocupação com a seca fez com que os diálogos dos paulistanos acerca da previsão do tempo deixassem de cumprir unicamente o objetivo da função:
a) emotiva
b) fática
c) metalinguística
d) apelativa
e) referencial
alineonline:
Eu não exigi justificativa, mas é de bom tom incluí-la para fundamentar sua resposta :)
Soluções para a tarefa
Respondido por
69
Resposta:
Resposta B --> FÁTICA
Explicação:
A Função fática. ---> Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação.
Ela é aplicada em situações em que o mais importante não é o que se fala, nem como se fala, mas sim o contato entre o emissor e o receptor.
Respondido por
11
Resposta:
b) fática
Explicação:
(geekie; stoodi; estudavest)
Figura de linguagem Fática esta muitas vezes relacionado com assuntos desinteressante, na qual os diálogos são só para passar o tempo. Fática e aquela que testa o receptor com perguntas:
Exemplo: "Oi tudo bem?"
Anexos:
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás