Português, perguntado por kauannybatistaleandr, 9 meses atrás


TEXTO: “A Alienação” de Eduardo Galeano

Em meus anos moços, fui caixa de banco. Recordo, entre os clientes, um fabricante de camisas. O gerente do banco renovava suas promissórias só por piedade. O pobre camiseiro vivia em perpétua soçobra. Suas camisas não eram ruins, mas ninguém as comprava.
Certa noite, o camiseiro foi visitado por um anjo. Ao amanhecer, quando despertou, estava iluminado. Levantou-se de um salto. A primeira coisa que fez foi trocar o nome de sua empresa, que passou a se chamar Uruguai Sociedade Anônima, patriótico nome cuja sigla é U.S.A. A segunda coisa que fez foi pregar nos colarinhos de suas camisetas uma etiqueta que dizia, e não mentia: Made in U.S.A. A terceira coisa que fez foi vender camisas feito louco. E a quarta coisa que fez foi pagar o que devia e ganhar muito dinheiro[...].

PERGUNTA:

4.No texto, podemos identificar um trecho que expressa ironia. Identifique essa passagem. Em seguida, explique o efeito de sentido provocado por esse recurso no texto.

5.É possível identificar uma crítica social no trecho do texto lido? Justifique.

ME AJUDEM POR FAVOR É PRA ESSA SEMANA


jennyzinhasabino: O texto apresenta uma ironia, já que ninguém comprava as camisas do camiseiro quando não tinha estampado U.S.A. Portanto o autor faz uma crítica à sociedade.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
67

4. A passagem do texto que expressa ironia é:

"[...] trocar o nome de sua empresa, que passou a se chamar Uruguai Sociedade Anônima, patriótico nome cuja sigla é U.S.A. A segunda coisa que fez foi pregar nos colarinhos de suas camisetas uma etiqueta que dizia, e não mentia: Made in U.S.A."

>> O efeito de sentido provocado por esse recurso no texto e a produção de humor, pois é engraçado o fato de U.S.A. significar Uruguai Sociedade Anônima, e não United States of America(Estados Unidos da América).

5. Sim, o trecho do texto lido faz uma crítica social à valorização da cultura estrangeira (no caso, a dos Estados Unidos) e à submissão a essa cultura.

As pessoas parecem ter perdido a consciência sobre o verdadeiro valor das coisas.


brasilsarah92: obrigado
giovanna8918: obgg
Respondido por raffasiilveira
3

4. A ironia contida no texto apresentado é expressa no trecho:

"Trocar o nome de sua empresa, que passou a se chamar Uruguai Sociedade Anônima, patriótico nome cuja sigla é U.S.A. A segunda coisa que fez foi pregar nos colarinhos de suas camisetas uma etiqueta que dizia, e não mentia: Made in U.S.A."

Os efeitos de sentidos provocados por esse trecho são o humor a ambiguidade, gerados a partir da constatação que e a sigla U.S.A. significa Uruguai Sociedade Anônima, ao contrário do habitual United States of America (Estados Unidos da América), o que gera humor pela criatividade empregada e pela possível reação advinda disso.

5.  É possível encontrar no trecho apresentado uma crítica social referente a valorização excessiva da cultura estrangeira em detrimento da própria.

Saiba mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/13866493

Anexos:
Perguntas interessantes