Texto 4 Para gostar de ler, eis a sugestão: textos curtos, fáceis, divertidos, escritos numa linguagem clara e parecida com a que a gente fala todo dia. Assim recomenda Ana Maria Machado. Assim são os textos de Luis Fernando Verissimo. Com a experiência de quem já publicou 105 livros, para adultos e crianças, Ana Maria Machado examinou a obra de Verissimo sob o ponto de vista do leitor jovem. O que ele busca? Por que nem sempre se apaixona por um livro? Do que precisa para, finalmente, incorporar o hábito da leitura ao seu cotidiano? Ana encontrou respostas sedutoras no texto de Verissimo. Capaz de falar sobre qualquer assunto e a qualquer pretexto, o escritor revela suas obsessões, mergulha em lembranças solitárias de infâncias e adolescências, preocupa-se com o social e ético — encontrando sempre uma maneira nova de fazer isso, como se nunca o tivesse feito antes. A originalidade e o humor de Verissimo funcionam, desta forma, como o melhor antídoto para quem não gosta de ler — ou melhor, para quem ainda não descobriu o prazer, a aventura, que um livro pode proporcionar. Orelha do livro Comédias para se ler na escola, de Luis Fernando Verissimo. Apresentação e seleção de Ana Maria Machado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. A finalidade deste texto é A despertar o gosto pela leitura. B recomendar a leitura dos textos do autor a leitores jovens. C recomendar os textos de Ana Maria Machado e Luis Fernando Verissimo. D incentivar a incorporação do hábito de leitura ao cotidiano dos jovens. Material de apoio: Tire sua dúvida
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra a
Explicação:
ao leitor joven
Resposta:
a) O aluno deve ter argumentado que o teste estava mal formulado, apresentando um grave problema de coesão: o enunciado é uma frase interrompida ("Para Ana Maria Machado, a obra de Veríssimo") que deve ser completada sintaticamente pelas alternativas, que formariam os possíveis predicados. Isso ocorre apenas nas alternativas A e D, iniciadas pelo verbo de ligação "é" ("Para Ana Maria Machado, a obra de Veríssimo é (...)"). As alternativas B e C não são continuações do enunciado e não têm, portanto, sentido. A alternativa C nem mesmo se inicia por letra minúscula.
b) A alternativa B poderia ter a seguinte redação: b) é recomendável para crianças e adolescentes solitários, que gostam muito dos textos de Veríssimo. A alternativa C, poderia ser assim redigida: c) é recomendável apenas para leitores iniciantes, que não descobriram o prazer da leitura.