ENEM, perguntado por suellenvieira7416, 6 meses atrás

TEXTO 2 - Não é a consciência dos homens que determina a vida; é a vida que determina a consciência. Karl Marx define que o desenvolvimento dessas contradições expressa-se nos processos sociais, cultu- rais e econômicos, nas crises, nas lutas, nas mudanças do sistema para se manter e reproduzir. BERMUDO, José Manuel. Marx Da ágora ao mercado. São Paulo: Salvat, 2015, p. 63-64. Adaptado. O filósofo Karl Marx, na sua abordagem sobre o materialismo histórico-dialético, aponta a dimensão significativa da consciência crítica, devendo o ser humano se ater a seu horizonte político e social. So- bre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA. A) Para Marx, a ordem lógica da história social não requer que se parta da produção. B) O filósofo Karl Marx sinaliza que, no lugar das ideias, estão os fatos materiais marcantes. C) Na análise crítica de Karl Marx, pode-se explicar a história pela crença da intervenção divina. D) No lugar da luta de classes, deve prevalecer o valor dos heróis como primazia na consciência dos homens. E) A estrutura material da sociedade é de pouca importância para a compreensão do horizonte político e do social.

Soluções para a tarefa

Respondido por kemillyborges5
20

Resposta:

Explicação:

B) O filósofo Karl Marx sinaliza que, no lugar das ideias, estão os fatos materiais marcantes.

Respondido por larissamagrani
2

Marx concebe que as relações humanas são tidas como dialéticas, pois sempre uma classe era vista como dependente de outra classe social, como: a relação entre senhor e escravo (B).

Assim, Marx parte de uma perspectiva materialista para se valer dos desdobramentos históricos e sociais.

Karl Marx aponta que, na sociedade, há grupos que são mais privilegiados que outros, ou seja, a burguesia apresenta vantagens com relação à classe operária.

Assim, a desigualdade social se dá na maior capital acumulado pela burguesia, bem como a existência da propriedade privada, possibilitando que as diferenças sociais sejam marcadas pela riqueza de uns em detrimento de outros.

Com isso, a classe operária é oprimida, porque produz e sua mais-valia é concedida ao patrão, que tem para si a riqueza, dando o mínimo para o trabalhador e verdadeiro "dono" do produto.

Link: brainly.com.br/tarefa/15193284

Anexos:
Perguntas interessantes