TEXTO 1Jovens manifestantes atacaram, na madrugada destedomingo (07/08), viaturas policiais, um ônibus urbano ediversos prédios no bairro multicultural Tottenham, emLondres. Os tumultos deixaram 29 pessoas feridas —sendo 26 policiais — e 42 suspeitos detidos. Os distúrbios,que perduraram por toda a madrugada foram os maisviolentos ocorridos na capital londrina nos últimos anos.Localizado a mais de dez quilômetros do centro deLondres, Tottenham é uma das regiões mais pobres doReino Unido. Nele quase metade das crianças vive emcondições precárias. A percentagem de estrangeiros nobairro é a maior em todo o país. TEXTO 2ATENAS — A polícia grega dispersou com gáslacrimogêneo os milhares de manifestantes reunidosem protesto contra o novo pacote de ajuste e privatizações,submetido, nesta quarta-feira, 29, ao voto do Parlamento edo qual depende o país para receber ajuda externa paraevitar a falência. "Não somos uma juventude indignada.Somos uma juventude raivosa. Destruíram nossopresente e nosso futuro. Estão vendendo nosso país. Vaiocorrer aqui o mesmo que ocorreu na Argentina. O futuroda Grécia é negro", desabafou Efe Artemis Moscholia,empregada de 28 anos.O centro da capital apresenta um aspecto dedevastação, já que os serviços municipais de limpeza, emgreve, não recolheram os destroços deixados, na véspera,nos confrontos entre os grupos radicais e a políciaCom relação aos textos, é correto afirmar queA os distúrbios em ambos os países mencionados revelamconflitos étnicos, sociais e religiosos, e nos relacionadosentre si.B a violência retratada nos textos acontece em razão doaumento das taxas de desemprego, e corresponde aeventos isolados do contexto econômico europeu.C Em Londres, os distúrbios vinculam-se ao assassinatode um imigrante muçulmano e, na Grécia, asmanifestações são contra a União Europeia, nãohavendo relação entre as duas situações.D Os atos no subúrbio londrino relacionaram-se areivindicações de caráter racial, ao passo que os atosna Grécia ocorreram em torno do combate a umapossível ajuda externa ao país.E Ambos os textos abordam o momento socioeconômicoeuropeu, retratando as consequências da criseeconômica mundial e seus reflexos na Europamediante manifestações nas ruas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Vários levantes sociais tem ocorrido na Europa. Vamos dar uma olhada em algumas questões concernentes a estes dois, listados nesta questão:
A os distúrbios em ambos os países mencionados revelam conflitos étnicos, sociais e religiosos, e nos relacionados entre si.
Falso. Não há relação direta entre o que ocorreu nos dois países, e muito menos aspectos diretamente relacionados a questões de caráter étnico ou religioso.
B a violência retratada nos textos acontece em razão do aumento das taxas de desemprego, e corresponde a eventos isolados do contexto econômico europeu.
Falso. Os recentes protestos na França, por exemplo, revelam que não é um fenômeno isolado na Europa. O continente, apesar de ser extremamente rico, ainda apresenta certas inconsistências, que motivam levantes do gênero.
C Em Londres, os distúrbios vinculam-se ao assassinato de um imigrante muçulmano e, na Grécia, as manifestações são contra a União Europeia, não havendo relação entre as duas situações.
Falso. Não é possível afirmar, a partir dos excertos indicados na questão, nenhuma destas assertivas. Apesar, no entanto, de não haver relação DIRETA entre os dois fenômenos, eles estão dentro de uma mesma perspectiva: as mudanças econômicas dos últimos anos.
D Os atos no subúrbio londrino relacionaram-se a reivindicações de caráter racial, ao passo que os atos na Grécia ocorreram em torno do combate a uma possível ajuda externa ao país.
Falso. Não é esse o tom das notícias, como já observado pela leitura dos fatos indicados.
E Ambos os textos abordam o momento socioeconômico europeu, retratando as consequências da crise econômica mundial e seus reflexos na Europa mediante manifestações nas ruas.
Correto. Aqui está a resposta. Uma vez que os dois levantes ocorreram na Europa, é possível afirmar que eles estão associados no sentido de pertencerem a um mesmo contexto econômico, que retrata uma crise no sistema mundial do capitalismo.
Saiba mais sobre o capitalismo:
https://brainly.com.br/tarefa/7954017